Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa prepara Pint of Science Mossoró 2021

Eventos, Inovação, Pesquisa 29 de abril de 2021. Visualizações: 523. Última modificação: 30/04/2021 12:13:01

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) organiza os últimos preparativos para o Pint of Science Mossoró 2021, festival que tem a proposta de democratizar o conhecimento científico e que este ano será realizado novamente na modalidade online nos dias 17 a 19 de maio pelo canal do Pint of Science no YouTube.

No dia 17 a programação contará com ações locais, de Mossoró, e no dia 18, a  programação será do Rio Grande do Norte, enquanto que no dia 19 de maio a programação abrangerá uma perspectiva regional, do Nordeste. Os participantes das atividades receberão certificado.

Origem do Pint of Science – Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo. Normalmente, o festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios; em 2017 o festival esteve em 22 cidades, em 2018, foram 56 participantes, e em 2019 foram 85 cidades. Em 2020, o Pint of Science foi realizado pelos coordenadores nacionais e locais de forma online em 72 cidades, obtendo sucesso de participação virtual.

(Com informações do site https://pintofscience.com.br).