Professora da Ufersa dá exemplo que educação transcende sala de aula

Reconhecimento 25 de abril de 2021. Visualizações: 3140. Última modificação: 26/04/2021 08:21:20

Após uma disputa emocionante, em que corriam o risco de perder todo o prêmio que haviam conquistado na primeira fase do quadro, Thatyara assinou o contrato e a dupla levou R$ 39.610/Foto: Tevê Globo

O Brasil conheceu no último fim de semana, no Programa Caldeirão do Huck, exibido em rede nacional no último sábado, dia 24, no quadro The Wall, um exemplo de amor e comprometimento com a educação, ao mostrar a história do estudante secundarista do município de Martins, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, Arthur Felipe, que tinha como sonho adquirir um telescópio. O desejo do adolescente ganhou incentivo da professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Thatyara Freire de Souza, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais, do Campus Pau dos Ferros.

A professora Thatyara, que é doutora em física, diz que tudo começou em meados do ano passado ao tomar conhecimento que um jovem de Martins, apaixonado por ciência, estava vendendo empadas pelas ruas da cidade com o objetivo de comprar um telescópio.  “Me chamou a atenção algumas publicações nas redes sociais sobre um estudante de 17 anos, que estava preparando e vendendo empadas, com o objetivo de conseguir a quantia necessária para adquirir um novo telescópio com maior alcance de utilização”, conta.

O telescópio virou atração na cidade de Martins/Foto: Cedida

Sensibilizada com a atitude do estudante a professora da Ufersa procura o Arthur Felipe e oferece apoio no que precisasse, tanto em relação à divulgação de sua história, como no que diz respeito aos modelos e marcas de telescópios mais atuais.

“Passamos a vivenciar a expansão nas vendas e também a divulgação a respeito do jovem que sonha em ser cientista e estava tentando comprar um novo telescópio. Até que, para a nossa surpresa, Arthur foi convidado para participar do programa Caldeirão do Huck”, relata. Reconhecendo o apoio da professora, o estudante convida a professora Thatyara para fazer dupla com ele no quadro The Wall. O programa foi gravado em São Paulo, no último mês de dezembro.

Com essa participação, Arthur conseguiu um telescópio muito além do que estava nos planos, doado pelo irmão do apresentador Luciano Huck (Fernando), além de uma quantia em dinheiro (R$ 39.610,00) que será destinada à sua participação em um curso oferecido pela NASA anualmente. A professora conta ainda que atualmente, Arthur está fazendo aulas de inglês como preparo para a viagem à NASA e segue trilhando seu caminho na busca por ser um cientista. Confira AQUI a participação da dupla no quadro The Wall.

Professora Thatyara dá exemplo de educadora em rede nacional/Foto: Tevê Globo

“Como profissional da educação, é motivo de muita alegria ver um jovem comprometido com os estudos, e saber que contribuímos de alguma forma para manter seus sonhos firmes. Certamente ele levará o nome da Ufersa em sua memória, sempre que lembrar dessa fase da sua caminhada, uma vez que é esta a instituição da qual faço parte e que represento com tanto orgulho por onde estiver realizando algum ato voltado para ações de incentivo para ensino, pesquisa ou extensão”, comemora a professora Thatyara Freire de Souza.

Essa é a segunda vez que a Ufersa participa do Programa Caldeirão do Huck. No ano passado, o professor Felipe Ribeiro e a estudante Ekarinny Mirela também emocionaram o país. Relembre AQUI.