Campanha Coleta Solidária troca mudas nativas e frutíferas por alimentos

Meio Ambiente, Responsabilidade Social 19 de abril de 2021. Visualizações: 1922. Última modificação: 19/04/2021 20:22:54

Ao doar um quilo de alimento a população recebe uma muda nativa ou frutífera ajudando as pessoas mais carentes e beneficiando o meio ambiente/Foto: Cedida

Ajudar a quem mais precisa e ainda contribuir para a preservação ambiental. Esse é o sentido da Campanha Solidária que vem sendo desenvolvida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do Setor de Mudas e da Divisão de Transportes. A iniciativa do agrônomo Giorgio Mendes, responsável pelo Setor de Mudas da Universidade, vem aderindo muitas parcerias com a doação de cestas básicas. Giorgio explica que a distribuição dos alimentos vem acontecendo em áreas de maior vulnerabilidade social de Mossoró.

Diariamente um carro da Ufersa estará num ponto da cidade para a troca de mudas por alimentos/Foto: Cedida

Diariamente, um carro da Ufersa percorre os bairros de Mossoró para que as pessoas possam doar qualquer quantidade de alimento não perecível e ganha uma muda de planta frutífera ou nativa. “Para cada quilo de alimento o doador recebe uma muda”, pontuou. Quem doar uma cesta básica completa recebe 20 mudas.

A iniciativa de ir até as pessoas partiu do interesse da própria população em contribuir com a Campanha. Diante dessa demanda espontânea surgiu a ideia de colocar um carro da instituição para percorrer os bairros da cidade, incentivando e facilitando mais essa ação solidária promovida pela Ufersa. “Além de beneficiar as famílias que estão em situação de dificuldades em decorrência da pandemia da Covid-19 também contribui para uma melhor arborização da cidade”, acredita.

A Campanha Coleta Solidária é um exemplo de cidadania que ficará marcada em cada árvore que florescer, beneficiando os moradores com sombra, frutos e melhoria do clima. Até agora a Campanha já entregou mais de 1.500 quilos de alimentos o que equivale a 150 cestas de 10 quilos. “A entrega está sendo realizada em bairros periféricos da cidade como Vingt Rosado, Alto da Pelonha, Odete Rosado, entre outros”, afirmou o coordenador.

Giorgio Mendes adiantou que no decorrer da semana mais 150 cestas serão distribuídas. “Agradecemos as empresas que estão colaborando e esperamos que outras venham aderir a Campanha Coleta Solidária”, agradeceu e convidou Giorgio. Para isso, basta procurar o Setor de Mudas da Ufersa, localizado no Campus Leste, em Mossoró. O recebido e a entrega dos alimentos obedecem todas as recomendações de biossegurança para a prevenção do Coronavírus da Universidade.

No decorrer dessa semana, o carro da Coleta Solidária vai percorrer os bairros de Alto do Sumaré, Liberdade e Planalto, além dos condomínios Alphaville e Quintas do Lago. O carro já passou pelos bairros de Vingt Rosado, Boa Vista e Walfredo Gurgel e nos condomínios Ecoville e Vilage do Oeste.

Campanha Coleta Solidária