PDI da Ufersa entra na fase final

Gestão 30 de março de 2021. Visualizações: 2052. Última modificação: 30/03/2021 19:47:53

O Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal Rural do Semi-Árido entra na fase final para ser apreciado pelo Conselho Universitário – CONSUNI. O documento que terá vigência nos próximos cinco anos – 2021-2025 – estará recebendo contribuições da comunidade acadêmica até o próximo dia 15 de abril. “Já no dia 16 de abril, pretendemos realizar uma audiência pública, no formato virtual, para que a sociedade também possa contribuir com a elaboração do documento”, adiantou o pró-reitor adjunto de planejamento, Júlio César Rodrigues de Sousa. As contribuições podem ser enviadas através do e-mail proplan@ufersa.edu.br, com o título “PDI 2021-2025”. Confira AQUI a Minuta do novo PDI da Ufersa e o monitoramento das metas estratégicas.

Após a consolidação de todas as contribuições, o PDI será encaminhado para apreciação do CONSUNI e deve entrar na pauta da 3ª reunião ordinária, que será realizada no dia 27 de abril. Após apreciação pelo Conselho, o documento passará por revisão ortográfica, diagramação e atualização da numeração do sumário, listas de tabelas, quadros e figuras.

Pró Reitor Adjunto de planejamento,  Júlio César Rodrigues de Sousa

Júlio César explica que o novo planejamento estratégico contará com 20 objetivos estratégicos, divididos em 04 perspectivas: Financeira; Sociedade; Processos Internos e, Aprendizagem e Conhecimento. “O alcance dos objetivos estratégicos serão acompanhados pela comunidade acadêmica através de um painel de indicadores e sua respectiva série histórica, demonstrado a evolução dos resultados no decorrer dos anos e publicizados no portal da universidade”, pontuou o pró-reitor adjunto de planejamento.

No documento também foram definidos os processos estratégicos que serão priorizados tanto no mapeamento de processos realizado pelo Escritório de Processos da Pró-Reitoria de Planejamento quanto pelas ações de capacitações realizadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Em seguida, são descritos os projetos estratégicos prioritários para os próximos cinco anos.

Quanto ao plano de metas, o PDI contempla 147 metas estratégicas, sendo 20 metas para a Perspectiva Financeira, 29 para a Perspectiva Sociedade, 81 metas para a Perspectiva de Processos Internos e, 17 metas para a Perspectiva Aprendizagem e Crescimento.

Ainda segundo Júlio César, o cumprimento das metas seguirá três diretrizes. São elas: Meta Cumprida Integralmente: Apenas quando o resultado realizado é >= do que o valor esperado (ícone verde dentro da célula do resultado realizado). Meta Cumprida Parcialmente: Quando o resultado realizado é < do que o valor esperado e >= do que 80% do valor esperado (ícone amarelo dentro da célula do resultado realizado) e, a Meta não Cumprida: Quando o resultado realizado é < do que 80% do valor esperado (ícone vermelho dentro da célula do resultado realizado).

“Também reforço que semestralmente será realizada uma reunião para acompanhamento da execução das metas propostas pelas Pró-Reitorias, que será conduzida pela reitora, professora Ludimilla Oliveira”, complementou. O PDI 2021-2025 foi construído com a participação de todas as unidades acadêmicas da Universidade. “Aproveitamos para deixar o nosso agradecimento as Pró-Reitorias, Centros, Superintendências, SISBI, Ouvidoria, NIT, ARI, EDUFERSA, CAADIS, Comissão Gestora do PLS, Assecom e NEAD e em especial, toda a equipe da Divisão de Planejamento Avaliação Institucional e Governança da PROPLAN”, enumerou Júlio César.