A Plataforma Sabiá está no AR! O lançamento da nova vitrine tecnologia, de serviço, editais, capacitações e outras funcionalidades, entrou em operação oficialmente na manhã desta terça, dia 23 de março. O ato aconteceu dentro da programação do Seminário Águas Brasileiras do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Acesse www.plataformasabia.com
A solenidade virtual – com o objetivo de marcar a passagem pelo Dia Mundial da Água (22 de março) – contou com a participação do Secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Tiago Pontes Queiroz – representando o Ministro Rogério Marinho; da Reitora da Ufersa, a professora Ludimilla Carvalho; do vice-coordenador da Plataforma, o professor Jean Berg Alves; e também de representantes da Universidade Federal de Campina Grande e da AMBEV.
A Plataforma Sabiá foi lançada a partir de um vídeo que mostra a interação entre quem produz, quem monta e quem utiliza tecnologias. Na sequência, o professor Jean Berg fez a primeira apresentação oficial da Plataforma, mostrando as telas iniciais e o primeiro roll de funcionalidades.
A Sabiá também começa com um aplicativo a disposição dos usuários. Basta procurar “Plataforma Sabiá” na base virtual do seu smartphone e aproveitar também esse recurso inovador.
“Sinto orgulho de ver e de participar desse momento histórico. É uma grande realização ver que nós da Ufersa aproveitamos a oportunidade e superamos os desafios para colocar essa importante ferramenta de difusão de tecnologias e oportunidades a serviço de todos. Vamos levar água, levar tecnologia, levar desenvolvimento para toda a região do semiárido”, comentou Jean já chamando todos os pesquisadores e comunidade a participar da Plataforma.
A professora Ludimilla também parabenizou toda a equipe de criação da Sabiá e mostrou que a Universidade está alinhada com o desenvolvimento da caatinga. “Somos a única universidade brasileira que leva o semiárido no nome. A plataforma congrega todas as oportunidades e frentes para a caatinga e será um grande referencial. Desejamos o melhor para o nosso semiárido”, falou a Reitora.
Para o Secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, a Sabiá chega para agregar propostas de estímulos ao desenvolvimento do Nordeste. “Precisamos de plataformas com esse intuito para levar cada vez mais inovação e desenvolvimento para o Nordeste. Parabéns a Sabiá pela iniciativa”, comentou.
LIVES DE LANÇAMENTO
Além da solenidade virtual em Brasília, a coordenação do projeto está promovendo ao longo dessa semana várias LIVES temáticas. As LIVES estão sendo transmitidas pelo Instagram oficial da Sabiá, sempre a partir das 19h.
Siga a @PlataformaSabiá
Confira a programação:
Segunda, 22/03 – Tema: Cursos Plataforma Sabiá – com a professora Adriana Guimarães (já disponível no IGTV do Instagram da Plataforma)
Terça, 23/03 – Tema: Funcionalidades da Plataforma Sabiá – com o analista em TI Nichollas Rennah (coordenador geral da Plataforma Sabiá)
Quarta, 24/03 – Tema: Proteção de dados na Plataforma Sabiá – com o professor Ulisses Reis
Quinta, 25/03 – Tema: Serviços e Editais na Plataforma Sabiá – com o professor Jean Berg Alves (vice-coordenador da Plataforma Sabiá)
Sexta, 26/03 – Tema: Sustentabilidade da Plataforma Sabiá – com o professor Kléber Formiga.