Nossa homenagem às mulheres que fazem a Ufersa

Reconhecimento 7 de março de 2021. Visualizações: 636. Última modificação: 08/03/2021 10:18:41

Nesta segunda-feira, dia 8 de março, a semana começa com a importante data em alusão ao Dia Internacional da Mulher, uma oportunidade para ressaltarmos a contribuição de todas aquelas que integram a comunidade acadêmica da nossa Universidade: professoras, técnicas-administrativas, alunas, profissionais terceirizadas, estagiárias, bolsistas, residentes e demais colaboradoras.

A instituição conta hoje no seu quadro permanente com mais de 220 profissionais técnicas-administrativas atuando nas mais diversas áreas de formação. Em nossas salas de aulas, elas já chegam a 276 professoras efetivas, mais 29 docentes em contrato temporário. Em termos de titulação, já somam 217 profissionais com doutorado.

Além dessa parcela importante de mulheres que movimenta a instituição diuturnamente, também levamos à comunidade diversas iniciativas direcionadas a questões do gênero, por meio dos nossos trabalhos em Extensão, Pesquisa e serviços. Um exemplo disso vem do ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do Curso de Medicina, em funcionamento desde 2018 e, já no seu primeiro ano de atividade, realizou mais de 270 consultas e 72 pré-natais. Outro exemplo é a Liga Acadêmica de Saúde da Mulher do Semiárido.

Com nossas propostas em Extensão chegamos ainda mais longe: fora do espaço da Universidade e mais próximos da comunidade. Algumas iniciativas têm dedicado esforços em prol da mulher vítima de violência doméstica, com o acolhimento e empoderamento que perpassam a concepção de guias de orientações, formação e até assessoramento.

A universidade é plural e para isso algumas iniciativas estão se dedicando a garantir espaço, permanência e inclusão de nossas estudantes em cursos tradicionalmente mais procurados por homens. É o caso dos projetos “Mulheres na Ciência: atraindo meninas da Educação Básica do município de Angicos/RN para as áreas de Ciência e Tecnologia” e o “Mulheres na Computação”, no Campus Pau dos Ferros.

Já na pesquisa, temos exemplos de iniciativas como a capacitação arquitetônica e urbanística para mulheres no Semiárido; Mulheres negras e participação política nas comunidades quilombolas; Gestão e Sustentabilidade de empreendedorismo popular: as mulheres das Algas do Rio do Fogo; Mulheres rurais nos territórios da Cidadania e ainda uma pesquisa que visa a Relação/Ação da atuação acadêmica das mulheres na Ufersa.

Em vídeo gravado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, ressalta a “coragem” e “determinação” como sinônimos para a convicção de ser mulher. “Comemorar o Dia 8 de Março é vislumbrar não só o espaço de conquista, mas sobretudo pensar os desafios, pensar em todas as situações em que nos levaram e nos desafiaram a ser diferente”, reflete a Reitora. Acompanhe a íntegra do discurso nas nossas redes sociais.