Rede Precisa promove Seminário e estreita laços com a Ufersa

Internacionalização, Pesquisa 26 de fevereiro de 2021. Visualizações: 1034. Última modificação: 26/02/2021 15:47:12

Rede Precisa se reuniu na Ufersa com o objetivo de promover a pesquisa e a colaboração da Universidade com a concepção de “proteção da vida e saúde” Foto: Cedida

O Covid-19 como pedagogo para as políticas públicas de Saúde Coletiva. Esse foi o tema do Seminário Internacional Cuidados Intermediários, promovido pela Rede Precisa que é uma Rede de Cooperação Internacional com o Semiárido. O Seminário aconteceu de forma online numa parceria com Laboratório Ítalo-brasileiro de Pesquisa Formação e Práticas de Saúde Coletiva. Paralelo ao Seminário aconteceu também o 10º Workshop Internacional do Laboratório,

Durante o Seminário aconteceram encontros voltados para a institucionalização de projetos com pesquisadores e universidades internacionais que compõe a Rede Precisa., onde a Universidade Federal Rural do Semi-Árido é uma das instituições participantes, juntamente com as residências em saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Mossoró e o Hospital Maternidade Almeida Castro – HMAC.

A Assessoria de Relações Internacionais da Ufersa participa do Encontro com a Rede Precisa/Foto: Cedida

A Rede Precisa entende a pesquisa e colaboração com a concepção de “proteção da vida e saúde”, explica à professora do curso de medicina da Ufersa, Andrea Taborda, acrescentando que envolve biotecnologia, biossegurança, biociências, ecologia, qualidade sanitária, proteção dos solos e das águas, saneamento e meio-ambiente, psicobiologia, saúde coletiva, saúde mental, saúde do grupo materno-infantil, saúde sexual e reprodutiva e a conexão das biociências com as práticas socioeducativas em comunidade.

Ainda segundo a Dra. Andrea a ação educativa e social pensada envolve tecnologia educacional, tecnologias assistivas, tecnologias sociais, educação popular, educação do campo, educação ambiental, educação em saúde, pessoas com deficiência e educação inclusiva, movimentos sociais, diversidade e direitos humanos e qualificação da docência nas biociências.

O desenvolvimento da gestão e inovação é pensado como uma costura ao desenvolvimento institucional envolve competências gerenciais, gestão de pessoas, qualidade e responsabilidade social, inovação e patentes, cibercultura, computação em saúde e informática médica, geoprocessamento e localização geográfica.

Integrantes da Rede Precisa/Foto: Cedida

REDE PRECISA – A Rede foi criada em outubro de 2019 a partir da vinda de pesquisadores de algumas instituições que já possuíam experiência de pesquisa com áreas no Brasil, especialmente com a região Norte e também no semiárido.

Inicialmente os interlocutores presentes foram o coordenador geral da BRASA, Stefano Simoni; o pesquisador Dr. Ardigó Martino da Universidade de Bologna; e o Prof. Dr. Ricardo Burg Ceccim, da UFRGS e representando também a Rede Unida.

Os projetos já em andamento que servirão para consolidar as cooperações e convênios são os seguintes: Projeto Consultório Familiar, desenvolvido em parceria com HMAC, Matriciamento da Rede e Tele cuidado, Fortalecimento do projeto Territórios em rede, Produção de artigos para o suplemento “Políticas da vida no Semiárido”, que é uma coleção editorial da Rede Unida, lançamento do projeto sobre hanseníase conquistado em parceria com a NHS Brasil e BRASA, com financiamento da UNESCO, Projeto do centro de Cuidados Intermediários, dentre outro.

A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Débora Façanha e, a Assessora de Relações Internacionais da Ufersa, a professora Kátia Gramacho, compartilham a opinião de que as parcerias lançam ainda mais a Ufersa em um cenário de cooperação internacional, não só de pesquisa, mas como de responsabilidade social para atuação nos sistemas de saúde locais e no desenvolvimento do semiárido.

Gestores da Ufersa participam de Encontro presencial com os representantes das diversas entidades que integram a Rede Precisa/Foto: Cedida