Ufersa abre inscrições para Laboratório de Escrita e Projetos Acadêmicos

Capacitação, Estudante 22 de fevereiro de 2021. Visualizações: 1221. Última modificação: 22/02/2021 08:54:45

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio do Campus Caraúbas, abre inscrições a partir desta segunda-feira, 22, para o “Laboratório de Escrita e Projetos Acadêmicos do DCT Caraúbas 2020.2”, projeto coordenado pelo professor Luiz Eduardo Andrade e que tem como integrantes os professores Myrna Barreto e Mackson Nepomuceno. O público-alvo são discentes que planejam escrever seus projetos de pesquisa para o TCC (artigo) ou que já estão na fase de elaboração do TCC. Ao todo, estão sendo ofertadas 35 vagas. As inscrições ocorrem pelo Sigaa (sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/public).

O curso visa à elaboração de estratégias para elaboração de trabalhos acadêmicos, perpassando a escrita formal e LaTeX, formatação (ABNT) e adequação de linguagem para TCCs e projetos de pesquisa, tendo em vista colaborar com docentes e discentes no que se refere à solução dos principais entraves durante a escrita dos trabalhos acadêmicos no decorrer da vida acadêmica e/ou elaboração do trabalho de conclusão de curso.

“Não resta dúvida de que um texto bem elaborado, no que se refere à escrita formal da língua e devidamente ajustado conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é melhor recebido pelos pares. Inclui-se nesse rol de conteúdos a escrita LaTeX, que hoje é uma das linguagens acadêmicas mais utilizadas internacionalmente. Além disso, com a resolução de dúvidas pontuais, o participante terá condição de selecionar, relacionar, organizar e interpretar os dados extraídos no período em que levantou dados estatísticos, bibliográficos e práticos para, assim, escrever seu trabalho”, ressalta o professor Luiz Eduardo.

O curso acontecerá de forma on-line (Google Meet) e abrangerá o seguintes conteúdos: Organização do projeto de pesquisa; Discussão das fases e do plano de trabalho do projeto: introdução, objetivos, análise do material bibliográfico para a revisão de literatura, justificativa, metodologia, cronograma e referências; Plágio acadêmico; Formatação geral de textos acadêmicos. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais dos TCC, formatação de elementos visuais (gráficos, tabelas, imagens); Citação e referenciação, elaboração de referências; Elaboração de slides para apresentação de trabalhos de conclusão de curso; Escrita de textos elegantes: uma introdução ao LaTeX.