Dia para socializar o planejamento de ações

Gestão 22 de fevereiro de 2021. Visualizações: 798. Última modificação: 23/02/2021 07:31:30

Integrantes da gestão apresentam durante Encontro de Planejamento Estratégicos as ações que serão desenvolvidas em 2021/Foto: Célio Duarte

Durante toda essa segunda-feira, 22, a equipe de gestão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Pró-Reitorias, Superintendências e Assessorias – discutiu no Hotel Thermas, em Mossoró, as ações para 2021, no I Encontro de Planejamento Estratégico da Ufersa. Na abertura, a reitora Ludimilla Oliveira, ressaltou a importância da atividade para priorizar ações com maior otimização dos recursos. “Daqui a seis meses vamos avaliar as proposições apresentadas e, no mês de dezembro, a avaliação final”, adiantou. Confira AQUI a abertura da reitora Ludimilla Oliveira.

Em apenas seis meses de gestão, o vice-reitor professor Roberto Pordeus, parabenizou a equipe pelas conquistas já alcançadas. “Diálogo, dedicação e união são adjetivos que resumem o trabalho que vem sendo conduzido”, pontuou. Para o professor Pordeus a transparência tem sido outro diferencial para os resultados alcançados, citando como exemplo, as contratações via concurso público e a aquisição de novos veículos. “Esse Encontro é de grande importância para que possamos priorizar as ações diante da crise que atravessa o país não sendo diferente nas universidades públicas”, considerou o vice-reitor.

Reitora Ludimilla adianta que as proposições serão avaliadas dentro de seis meses/Foto: Célio Duarte

Dados da Pró-Reitoria de Planejamento indicam uma redução no orçamento da Ufersa em 2021, quando comparados com o ano de 2020. O valor destinado ao custeio caiu de R$ 42 para R$ 33 milhões, uma queda de -19%. Com relação ao quesito capital, o valor diminuiu de R$ 8 para quase R$ 6 milhões, representando uma queda de -26% e, com relação ao PNAES, o valor caiu de R$ 7,7 para R$ 7,1, numa redução de -8%.

Diante dessa redução, o pró-reitor Moisés Osório alertou a equipe sobre a importância de incentivar projetos com recursos orçamentários extras. Outra observação é para a importância de pensar projetos com contribuições socioambientais. Já o Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, vem sendo elaborado com o objeto de colocar a Ufersa nos próximos 5 anos no ranking das 10 melhores universidade do Norte/Nordeste.

A abertura do Teatro Thadeu Brandão, o ensino de graduação a distância para apenados na Penitenciária Federal, melhorar a avaliação dos cursos de graduação elevando-os ao conceito de excelência, a informatização dos processos foram algumas das sugestões apresentadas. Outras propostas foram a curricularização com 10% da carga horária da graduação com atividades de extensão, a implantação de um curso preparatório para o Enem e o controle de felinos no espaço dos campi da universidade. Cada gestor teve 30 minutos para apresentar as prioridades para o ano de 2021, entre outras dezenas pontuadas pelos gestores.

Pró-reitor de Planejamento, Moisés Osório, apresentou orçamento/Foto: Célio Duarte

Ao encerrar a atividade, a reitora avaliou o dia de trabalho de forma positiva. “Tudo que foi pontuado, estabelecido dentro desse processo, será retomado. Trabalhar uma só Ufersa dentro de um contínuo planejamento com a proposição, controle e avaliação das ações”, considerou.

A professora disse ainda que o I Encontro de Planejamento Estratégico trouxe uma perspectiva de futuro com a apresentação de resultados em apenas seis meses de trabalho. “Dificuldades encontramos em todos os lugares, apesar de toda resistência, dos enfrentamentos, a nossa gestão apresenta alternativas e caminhos corretos, dessa forma, ganha a Ufersa”, concluiu.

Foto: Célio Duarte

I Encontro de Planejamento Estratégico da Ufersa