Discentes com aulas práticas vão retornar às moradias estudantis com auxílio alimentação

Estudante, Gestão 20 de fevereiro de 2021. Visualizações: 1530. Última modificação: 20/02/2021 08:58:43

O acesso dos estudantes com direito a moradia estudantil nos quatro campi da Ufersa será feita de forma gradual a partir do dia 24 de fevereiro/Foto: Arquivo/Assecom

A partir da próxima semana, mais precisamente na quarta-feira, 24 de fevereiro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE – dará início a abertura gradual da moradia estudantil. A garantia da moradia será para aqueles estudantes que vão precisar frequentar aulas práticas. “Enviamos comunicado, via e-mail, para que os estudantes que já são beneficiados com a moradia possam retornar”, explicou o pró-reitor da PROAE, professor Éder Jofre. Antes, a Universidade confirmará se o estudante tem ou não direito ao benefício. Nesse comunicado será informado o dia e hora para o discente se apresentar na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.

Outra exigência é para que o estudante assine um termo de responsabilidade para o cumprimento das medidas preventivas contra o Coronavírus. “Todos os beneficiados receberão kit de biossegurança”, reforçou a professora Danielle Martins, pró-reitora adjunta. O acesso às moradias só será permitido apenas para os discentes autorizados e residentes na vila acadêmica. Na guarita de cada campus haverá uma lista com o nome dos beneficiados.

A maioria são estudantes que para concluir o curso necessita cursasr aulas práticas presenciais ou que estejam matriculados em disciplinas que exijam a parte prática. “Caberá a PROAE a análise de outros fatores, tais como, número de pessoas na residência e o espaço físico do quarto”, pontuou a pró-reitora adjunta. O retorno gradual da moradia estudantil vai acontecer simultaneamente no Campus Sede, em Mossoró e, nos Campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

ALIMENTAÇÃO – Outra garantia a ser dada pela Universidade diz respeito as refeições dos estudantes. Em função da impossibilidade da reabertura do Restaurante Universitário, devido à pandemia, a Ufersa vai disponibilizar um auxílio alimentação no valor de R$ 500,00 para todos os moradores que retornarão, bem como aos demais assistidos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil, o PNAES.

O pró-reitor Éder Jofre explicou ainda que esse retorno gradual dos estudantes se  fundamenta na Resolução CONSEPE/UFERSA (Nº 005/2020), aprovada no dia 17 de dezembro de 2020, deliberando o ensino híbrido. “Esse sistema possibilita que algumas disciplinas práticas sejam ofertadas presencialmente aos discentes com previsão de conclusão do curso no semestre vigente”, pontuou. Esse retorno teve parecer favorável da Comissão de Biossegurança da Ufersa.

“Com base nisso a PROAE previu que alguns discentes concluintes e moradores das residências estarão matriculados nessas disciplinas e, consequentemente, necessitariam retornar às suas moradias. E para assegurar as condições de saúde, o retorno se restringe a um perfil já mencionado para garantir o distanciamento social”, esclareceu.

O pró-reitor garantiu que a PROAE irá disponibilizar aos discentes aptos a retornarem à moradia estudantil máscaras de tecidos e um frasco de bolsa com álcool em gel. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação, o início das aulas práticas se dará na primeira semana de março.