Reitora reivindica mais R$ 15 milhões em emendas de bancadas para Ufersa

Gestão 19 de fevereiro de 2021. Visualizações: 1408. Última modificação: 19/02/2021 20:04:51

Reitora Ludimilla Oliveira explicou aos parlamentares norte-rio-grandenses a importância das emendas de bancadas para Ufersa/Foto: Cedida

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Federal (IFRN) e a Universidade do Estado (UERN), marcaram presença na reunião com a Bancada Federal, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 19, na capital potiguar. A governadora Fátima Bezerra e, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, também estiveram presentes no Centro de Convenções de Natal. Na ocasião, o coordenador da Bancada Federal do RN o deputado federal, Benês Leocádio, anunciou que este ano será mais de R$ 241 milhões em emendas. Durante a reunião, cada gestor apresentou suas prioridades.

Fazenda Experimental e o Parque Tecnológico são as prioridades/Foto: Cedida

Especificamente, com relação à Ufersa, a reitora Ludimilla Oliveira, expôs duas prioridades: a revitalização da Fazenda Experimental Rafael Fernandes, reivindicando R$ 5 milhões e, a conclusão do Parque Tecnológico do Semiárido, totalizando R$ 10 milhões. Esses valores não incluem os recursos previamente anunciados pelas emendas individuais dos deputados: Beto Rosado, Carla Dickson e General Girão.

Ao justificar os pleitos, a professora Ludimilla Oliveira ressaltou a importância da Fazenda Rafael Fernandes, pertencente à Universidade e, localizada no distrito de Alagoinha, na Zona Rural de Mossoró. “Considerando o impacto de tecnologias e da importância da Fazenda para os cursos de graduação e pós-graduação, bem como do desenvolvimento da região é de grande importância à revitalização daquele espaço de pesquisa na área das ciências agrárias”, explanou.

Com relação ao Parque Tecnológico, a reitora acredita que a sua implantação trará benefícios em todas as áreas do conhecimento por meios dos cursos oferecidos pela Ufersa. “Além de fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, o Parque Tecnológico também vai integrar à Universidade com a sociedade por meio do setor produtivo”, explicou. Outra vantagem é que irá beneficiar todos os campi (Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros), ao atender todas as demandas no conceito de uma só Ufersa.

A reitora agradeceu a sensibilidade dos parlamentares para com as reivindicações apresentadas pela Universidade, citando, o deputado General Girão que já se comprometeu em destinar R$ 1 milhão para o Parque Tecnológico do Semiárido e, R$ 5 milhões para o início da duplicação da BR-110, rodovia federal que separa o Campus Sede, em Mossoró. A deputada Carla Dickson que se comprometeu em destinar recursos para a perfuração de quatro poços profundos e a construção de Casas de Vegetação nas dependências da Fazenda experimental. O deputado Beto Rosado também já demostrou interesse em destinar emenda individual para Ufersa. O Encontro contou com a participação dos deputados federais Carla Dickson, Beto Rosado, Rafael Mota, João Maia, Natalia Bonavides e Walter Alves e, dos senadores Styvenson Valentim, Zenaide Maia e Jean Paul Prates.