Ufersa busca parcerias junto ao Ministério de Minas e Energia

Gestão 4 de fevereiro de 2021. Visualizações: 654. Última modificação: 04/02/2021 18:01:03

Reitora demonstrou o interesse da Ufersa em cooperar com o Ministério de Minas e Energia no que tange as pesquisas/Foto: Cedida

Integrar as ações de pesquisas para prestação serviços junto à sociedade. Esse é um dos objetivos da parceria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido com o Ministério das Minas e Energia. Nesta quinta-feira, 04, a reitora da Ufersa foi recebida em audiência pelo secretário nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal. Também participou da audiência o diretor presidente do Serviço Geológico do Brasil, Esteves Colnago.

Na ocasião, a professora reivindicou para a Ufersa o gerenciamento da Litoteca, localizada em Mossoró. A proposta começou a ser discutida no final de outubro, numa reunião na Ufersa, com o objetivo de formulações de parcerias institucionais para colocar o espaço de pesquisas geológicas em funcionamento. Relembre AQUI.

A Litoteca é voltada para a manutenção e organização de materiais relacionados a dados geológicos, geocientíficos, com vistas à disseminação da informação via reinterpretação dos referidos materiais. O acervo litológico é constituído por testemunhos de sondagem, amostras de rochas, alíquotas geoquímicas, lâminas petrográficas e por materiais de geologia marinha.

“A consolidação dessa parceria é de grande importância para as pesquisas da Universidade na área de petróleo, gás, solos, enfim, da geologia de uma forma geral, refletindo no desenvolvimento econômico e fortalecimento do setor em todo o semiárido potiguar”, justificou a professora ao mostrar o potencial mineral da região.

A reitora demonstrou o interesse da Universidade em cooperar com o Ministério de Minas e Energia no que tange as pesquisas realizadas nessa área de conhecimento. “A sinalização positiva do secretário nos deixam confiantes para a concretização de mais essa parceria, desta vez, na área da geologia, com todo diferencial”, considerou a professora Ludimilla Oliveira.

As Litotecas integram o Serviço Geológico do Brasil, o CPRM, que é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com a missão de gerar e disseminar conhecimentos geocientíficos.