Um grupo de professores da Ufersa integra o livro “Saline and Alkaline Soils in Latin America – Natural Resources, Management and Productive Alternatives” (em tradução livre, “Solos Salinos e Alcalinos da América Latina – Recursos Naturais, Manejo e Alternativas Produtivas”), publicado pela Springer, uma das maiores editoras de conteúdo científico do mundo. Nossos pesquisadores assinam dois capítulos na obra, que foi lançada no último dia 05 de dezembro, data em comemoração ao Dia Mundial do Solo, estabelecido pela ONU.
A primeira contribuição está no Capítulo 2, intitulado “Environmental, Agricultural, and Socioeconomic Impacts of Salinization to Family-Based Irrigated Agriculture in the Brazilian Semiarid Region”, de autoria do professor Nildo da Silva Dias (Mossoró), com a colaboração dos professores Edna Lúcia Rocha Linhares (Caraúbas), Osvaldo Nogueira de Sousa Neto (Angicos), Jeane Cruz Portela e Miguel Ferreira Neto (Mossoró). O texto discute evidências científicas de que a salinidade é um problema global sério que ameaça a produtividade agrícola e a segurança alimentar.
Os professores da Ufersa também contribuíram com o Capítulo 5, intitulado “Potential Agricultural Use of Reject Brine from Desalination Plants in Family Farming Areas”, de autoria do professor Nildo da Silva Dias e em coautoria com os professores Osvaldo Nogueira de Sousa Neto (Angicos), Christiano Rebouças Cosme e André Moreira de Oliveira (Mossoró). Esse texto relata que, apesar do problema de salinização, as áreas podem ser cultivadas com rendimentos econômicos satisfatórios desde que se adote estratégias de manejo das águas e dos solos.
Os dois capítulos têm a colaboração de docentes de outras instituições de ensino e de discentes de graduação e pós-graduação da Ufersa. O Prefácio do livro é escrito pela Rana Munns, uma importante pesquisadora australiana em salinidade, em escala global. De acordo com o Professor Nildo Dias, este livro discute sobre um dos maiores problemas da agricultura irrigada que é a salinização, e fornece uma visão abrangente de solos salinos e alcalinos na América Latina, conhecida por ter uma das superfícies de solos afetados por sal mais extensas do mundo.
Serviço –
O lançamento foi transmitido pelo YouTube no Canal da Asociación Argentina de la Ciencia del Suelo – AACS.
O livro está disponível na página da Springer.