Universidade Católica de Córdoba realiza Curso Latinoamericano de Salinidade em parceria com a Ufersa

Capacitação, Internacionalização 30 de novembro de 2020. Visualizações: 1034. Última modificação: 30/11/2020 22:02:49

O Curso Latinoamericano de Salinidade é promovido pela Universidade Católica de Córdoba – UCC, da Argentina, com a colaboração da UFERSA e a RED Argentina de Salinidade. Este evento é coordenado pela professora Edith Taleisnik da UCC com a colaboração do professor, Nildo da Silva Dias, da Ufersa. O professor também irá ministrar uma aula sobre Qualidade da Água de Irrigação dentro da programação do curso. Serão 5 encontros, iniciando em 30 de novembro deste ano, totalizando carga horária de 30 h.

A América Latina é um território que envolve cerca 650 milhões de hectares. A salinidade e a alcalinidade dos solos são problemas ambientais grave em uma poção deste território. O curso irá discutir a dimensão deste problema, especialmente nas áreas irrigadas da Argentina e Brasil. De acordo com Nildo Dias, a salinidade do solo é um problema global grave que ameaça a produtividade agrícola e a segurança alimentar, sendo problema acelerado pelas a atividades humanas como desmatamento, o uso de água salina e, principalmente, o manejo inadequado da irrigação.

O professor da Ufersa irá ministrar aula será sobre “A qualidade da água para fins de irrigação”, um tema importante em ambiente salino, uma vez que o uso de água com alta salinidade pode causa problemas para a agricultura e, deste modo, a análise e a interpretação da qualidade da água permite conhecer os riscos potenciais de salinização e estabelecer técnica de manejo cultural e estratégias de água salobra e garantir o rendimento agrícola economicamente aceitável. Durante a aula, o professor Nildo irá desenvolver uma atividade prática com Qwater – aplicativo recentemente patenteado pela UFERSA, que estimar os riscos potenciais do uso de água de irrigação com alta salinidade.

Curso Latinoamericano de Salinidade