II Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro ainda recebe inscrições

Estudante, Eventos, Pesquisa, PRH-ANP/UFERSA 23 de novembro de 2020. Visualizações: 958. Última modificação: 23/11/2020 11:52:20

Com o apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido acontece nessa semana, quarta-feira (25) e quinta-feira (26), o II Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro. A realização é do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo – PRH/ANP. Tanto o evento, quanto as inscrições são na modalidade a distância. As inscrições estão sendo feitas pelo site: https://doity.com.br/2simposiopetroleoegas

Atualmente, um dos assuntos de grande repercussão no mercado de petróleo e gás, refere-se ao processo de descomissionamento da Petrobras na Bacia Potiguar, o que vem proporcionando à devolução das áreas produtivas da Região Nordeste, liberando-as para produtores independentes, sendo benéfico para todos envolvidos, uma vez que os produtores obtendo mais oferta de campos, possivelmente ampliarão a produção dos campos marginais.

Dessa forma, há uma expectativa de oportunidades para os pequenos e médios produtores independentes, visto que, os mesmos têm uma estrutura de custos menor, mais apropriados à revitalização de poços maduros e, portanto, com maiores possibilidades de reativar poços produtores.

A Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres do Programa REATE 2020 pretende atuar em diferentes frentes: Inovação e regulação, Promoção da Concorrência e da Competitividade, Mapeamento do potencial das bacias onshore brasileiras e Incentivo à Multiplicação das Companhias de O&G e de Bens e Serviços.

Esse programa tem como meta aumentar em 10 anos, a produção onshore brasileira de petróleo, saindo do patamar de 270 mil, para 500 mil barris diários de óleo equivalente. Nesse contexto, os resultados na transferência de campos maduros à iniciativa privada, elevam o Rio Grande do Norte à condição de exemplo no Brasil quando o assunto é revitalização da produção de petróleo e gás onshore no país.

Neste sentido, a Ufersa, por meio do seu PRH-ANP (PRH-55.1), em parceria com a Redepetro e o Sebrae, tem o prazer em apresentar o II Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro, cujo objetivo é criar um ambiente de discussão acerca de temas relevantes para a área de petróleo, gás natural e biocombustíveis, principalmente no que se refere à exploração e produção de campos terrestres. O evento consistirá de plenárias nas mais diferentes áreas temáticas (Engenharia de poços, Biocombustíveis, Engenharia de reservatórios, tratamento de efluentes e meio ambiente e sustentabilidade), onde pesquisadores e profissionais de destaque apresentarão suas pesquisas e as mais novas inovações tecnológicas do setor.

Em paralelo, serão realizados minicursos nas mais diferentes áreas temáticas. Além do Simpósio, também será realizado o I Workshop do PRH-ANP/UFERSA (PRH-55.1), onde serão apresentados os planos de trabalho dos bolsistas ingressos no programa em 2020. Dessa forma, a participação de todos no evento, certamente, dissipará algumas das inúmeras dúvidas existentes nesses setores e ao mesmo tempo será responsável pelo enriquecimento técnico-cientifico nas diferentes áreas do petróleo.