Ufersa se destaca no Encontro Nacional de Patologia Clínica Veterinária

Estudante, Eventos, Pesquisa 20 de novembro de 2020. Visualizações: 1072. Última modificação: 20/11/2020 14:34:05

Profa. Michelle Macedo, coordenadora do Laboratório de Diagnósticos em Patologia Clínica Veterinária da Ufersa/Foto: Cedida

Pela segunda vez consecutiva, pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, se destacam no Encontro Nacional de Patologia Clínica Veterinária. Desta vez, com o prêmio de Melhor Trabalho Convencional. O Encontro reúne anualmente centenas de trabalhos científicos de pesquisadores de todo o país.

Com o título “Estabilidade dos parâmetros bioquímicos urinários de asininos após congelamento: novas perspectivas”, o trabalho premiado contou com a orientação da professora do Departamento de Ciências Animais, Michelly Fernandes de Macedo. “O diferencial dessa pesquisa são as conclusões inovadoras sobre a viabilidade das análises realizadas em amostras de urina previamente congeladas, antes um paradigma para a área da Patologia Clínica”, pontuou a professora Michelly. A pesquisa é um desdobramento de um projeto de iniciação científica desenvolvido pelo estudante de Medicina Veterinária da Ufersa, Victor Hugo Teixeira Batista.

Premiados da Ufersa na edição 2019 do Encontro Nacional de Patologia Clínica Veterinária/Foto: Cedida

Na edição anterior, realizada em 2019, a mesma equipe foi premiada com uma Menção Honrosa ao apresentar o trabalho “Alterações laboratoriais e estadiamento da lesão renal em cães com leishmaniose visceral”, produzido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de Júlia Brolo Teles Gonzalez, hoje Médica Veterinária. Essa última pesquisa também recebeu destaque por viabilizar o acompanhamento de cães acometidos por Leishmaniose, em Mossoró, a partir de análises urinárias que precocemente foram capazes de apontar lesões renais nos animais.

Trabalho é desdobramento de um projeto de iniciação científica do estudante, Victor Hugo/Foto: Cedida

A equipe de pesquisadores contou com a parceria das empresas Bioclin e Kovalent que forneceram os reagentes utilizados nas pesquisas premiadas. “A partir desse reconhecimento, o Grupo de Pesquisa em Patologia Clínica Veterinária vem projetando o nome da Ufersa ao se destacar no cenário científico nacional, além de auxiliar na formação de recursos humanos de qualidade”, afirmou Michelly Macedo.

A professora explicou que no ano passado a premiação Menção Honrosa foi entregue pessoalmente. Já este ano, devido à pandemia do novo Coronavírus, tanto a premiação, quanto o Encontro de Patologia Clínica Veterinária, aconteceram virtualmente em plataforma desenvolvida pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, de Jaboticabal, São Paulo. Os premiados em 2020 foram anunciados durante o evento, on line, e amplamente divulgados nas redes sociais (@enpcv2020). As pesquisas foram desenvolvidas no Laboratório de Diagnósticos em Patologia Clínica Veterinária.

Atualmente, a professora Michelly Macedo integra o quadro dos Programas de Pós-Graduação em Produção Animal e, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, o Profinit/Ufersa.