Livro sobre pesquisa com catadores de materiais recicláveis será lançado durante Natal sem Fome

Eventos, Pesquisa 16 de novembro de 2020. Visualizações: 1366. Última modificação: 16/11/2020 17:34:42

Livro sobre Pesquisa-ação com catadores de materiais recicláveis será lançado durante Campanha Natal sem Fome. Foto: Cedida.

A Pesquisa-ação e a transformação social dos(as) catadores (as) de materiais recicláveis é o tema de um livro recentemente publicado pela Editora Livraria da Físicas da série Futuro Sustentável que será lançado no dia 27 de novembro, às 17h, na programação científica da Campanha Natal sem Fome da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), transmitida ao vivo pelo canal ODS Agenda 2030. A obra é organizada por Nildo da Silva Dias, professor da Ufersa; Helen Flávia de Lima, professora do IFRN; Cleyton dos Santos Fernandes, Doutorando do PPGF/Ufersa; Márcia Regia Farias da Silva, professora da UERN e, Francisco Souto de Sousa Junior, professor da Ufersa.

Segundo o professor Nildo Dias, na primeira parte do livro, os autores descrevem, em 07 capítulos, a metodologia e os resultados das ações da pesquisa desenvolvida na Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI) – uma associação de catadoras de matérias recicláveis e reutilizáveis situada no município de Mossoró, RN. Em uma análise situacional do contexto da pesquisa, a coleta seletiva era a única fonte geradora de renda para a ACREVI e, embora fosse uma atividade comprovadamente lucrativa, os seus associados enfrentavam dificuldades financeiras, pois, naquela ocasião, a renda mensal das catadoras era de apenas R$ 300,00 (trezentos reais) – abaixo da pobreza extrema, conforme limite estabelecido pelo ONU.

“Deste modo, a pesquisa-Ação foi aplicada na ACREVI na perspectiva de buscar soluções que promovessem o aumento da renda por meios da estruturação e gestão das atividades de coleta seletiva e, ainda, por ações de inovação voltadas para o empreendedorismo que, por meio da inovação e da aprendizagem coletiva, fomentassem a criação de outras oportunidades lucrativas na associação. Além disso, o projeto realizou ações de educação ambiental, esporte e, segurança alimentar e nutricional com filhos e netos de catadores”, explica o professor Nildo Dias.

Na segunda parte do livro, os autores colaboradores descrevem teoricamente temas relevantes sobre gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil como coleta seletiva, economia solidária em associações de catadores, educação ambiental, segurança do trabalho dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, o empreendedorismo etc.

A pesquisa-ação é um conjunto de ações de pesquisa que estabelece uma horizontalidade e reciprocidade entre o conhecimento científico acadêmico e o saber popular que, busca soluções aos problemas enfrentados pelas comunidades, em que, cada um, precisa dá a sua contribuição.