Reitores da Ufersa e IFRN se reúnem com parlamentares federais

Gestão 11 de novembro de 2020. Visualizações: 950. Última modificação: 11/11/2020 17:11:05

A reunião, que aconteceu na sede do IFRN, em Natal, tratou de questões relacionadas com as duas instituições de ensino frente ao desenvolvimento regional/Foto: Cleyton Vosunce

Num encontro de trabalho a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professora Ludimilla Oliveira e, o reitor pro tempore do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, o professor Josue Moreira, se reuniram nesta quarta-feira, 11, com a deputada federal, Carla Dickson e, com o deputado federal, General Girão. A reunião também contou com a participação do assessor do Ministério do Desenvolvimento Regional, professor Aldo Dantas, além de assessores das duas instituições de ensino.

O objetivo da reunião centrou em apresentar o fazer institucional aos parlamentares do RN, apresentando um levantamento das atuais e possíveis parcerias entre as duas instituições. “Buscamos apoios para futuras emendas de bancadas, para isso é importante que os parlamentares conheçam os nossos projetos voltados para o desenvolvimento regional, mais especificamente com relação à Ufersa, o nosso potencial para trabalhar com o semiárido”, pontuou a reitora.

Reitores do IFRN e Ufersa com membros da bancada federal do RN e assessor do MDR/Foto: Cleiton Vosunce

Ao tratar da questão orçamento, o professor Josué citou um corte nos recursos de custeio e capital do IFRN da ordem de 18% para 2021, o que equivaleria a aproximados R$ 32 milhões. Na ocasião, o deputado Girão e a deputada Carla Dickson se mostraram dispostos a aportar recursos das emendas parlamentares para o Instituto e também para a Ufersa, apontando as instituições de ensino como “base sólida para desenvolvimento do RN”, nas palavras de Girão.

O professor Aldo Dantas, que já desempenhou a função de pró-reitor de Extensão da UFRN, falou sobre projetos do Ministério do Desenvolvimento Regional, como a Rota do Cordeiro e a Amazônia Azul, que volta atenções para o potencial pesqueiro do Nordeste e do Brasil. O assessor disse acreditar nos institutos e universidades como motores do desenvolvimento nacional. “É parte do fazer das instituições de educação estarem próximas da sociedade. Vejo como urgente – e por isso já está sendo implantada – a construção de uma rede colaborativa, espécie de Institutos de Desenvolvimento Regional ligados às prefeituras, dando-lhes assessoria, buscando auxiliar prefeitos e secretários capacidades governativas e que também trabalhem com assistência técnica e extensão rural”, disse

A professora Ludimila fez da sua fala um momento de resgate institucional da Ufersa. Junto a Moisés Ozório de Souza Neto, pró-reitor de Planejamento, e Júlio César Rodrigues de Sousa, adjunto à pasta, a reitora tratou de temas como protagonismo da universidade e sua consolidação como instituição rural e ligada intrinsecamente à região: “Temos pessoal capacitado e estrutura para ser uma universidade de referência no país. Temos trabalhado diuturnamente para pôr a casa em ordem, trabalhando com transparência e com ações voltadas ao coletivo, através de políticas institucionais, como a do Parque Tecnológico em Mossoró”, disse ela.

O deputado federal General Girão falou de seu entusiasmo pela educação técnica e superior, falou de seu trabalho como líder da Frente parlamentar do Semiárido na Câmara, sobre o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido, que acontecerá em Mossoró entre 3 e 5 de dezembro. “O Fórum quer virar a página e fazer um semiárido forte. Daí, criamos a imagem de um pentágono, uma imagem formada por cinco lados, cinco forças de segurança para a sociedade: segurança de infraestrutura, segurança social, segurança hídrica e alimentar, segurança jurídica e de garantia de direitos e segurança pública.  Tudo isso voltado para o desenvolvimento da região, o que cai na área do Ministério, aqui representado pelo professor Aldo”, descreveu o deputado.

A deputada Carla Dickson adiantou que buscará encampar junto à Girão o retorno de R$1,4 bilhão de reais que saíram do orçamento da Educação: “Vamos procurar o presidente do Congresso já na próxima semana e cobrar dele o compromisso de fazer retornar esse montante, que foi destinado a outras áreas, como o próprio Ministério de Desenvolvimento Regional”, declarou a parlamentar.