Reitora apresenta realidade da Ufersa ao Ministério da Educação

Gestão 6 de novembro de 2020. Visualizações: 1350. Última modificação: 09/11/2020 11:50:15

Reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, mantém durante dois dias intensa agenda de trabalho no Ministério da Educação/Foto: Assecom/Ufersa

Um diagnóstico com a real situação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Assim a reitora Ludimilla de Oliveira definiu os dois dias de reunião com a cúpula do Ministério da Educação – MEC, realizada ontem e hoje, 5 e 6, em Brasília. A agenda de trabalho serviu também para a reitora apresentar as principais demandas da instituição. “De forma transparente fomos mostrar como a Universidade se encontra frente às demandas encontradas ao assumir a reitoria há um pouco mais de dois meses”, frisou.

Reitora Ludimilla e o Ministro da Educação, Milton Ribeiro/Foto: Assecom Ufersa

A professora foi recebida duas vezes consecutivas pelo ministro da educação, Milton Ribeiro, pelo secretário de educação superior, Wagner Vilas Boas de Souza e, pelos assessores Inês Borges e Paulo Roberto. O primeiro encontro no MEC teve como ponto de pauta a graduação, sendo tratados assuntos referentes ao conceito dos cursos, o problema da evasão e retenção, além do quantitativo de vagas ociosas. Já no segundo encontro prevaleceu os temas relacionados à governança.

Na oportunidade, a reitora solicitou o MEC mais códigos de vagas para o corpo docente e técnicos administrativos para atender as demandas dos centros e departamentos acadêmicos, bem como dos campi fora da sede. Outro pleito apresentado foi o aumento no número de gratificações que se encontra defasado para atender o organograma da Universidade.

Wagner Vilas, sec. da SESU; reitora Ludimilla e, Tomaz, adjunto da SESU/Foto: Assecom

Segundo a reitora, o orçamento da instituição apresenta muitas necessidades em decorrência de fragilidades, citando como exemplo, a prestação de contas em abertas de gestões anteriores, fato que pode comprometer o repasse de recursos. “Temos falta de prestação de contas de 2014 que podem trazer consequências sérias para a Universidade como a suspensão de repasses por meio de TED’s – Termo de Execução Descentralizada”, explicou.

Na ocasião, Ludimilla Oliveira apresentou o Plano de Trabalho e de forma objetiva demonstrou ao ministro, Milton Ribeiro, o compromisso com a transparência das ações e com uma educação de qualidade. A questão da estruturação das obras em andamento, bem como as futuras, também foi tratada no encontro com o ministro.

“Conseguimos a descentralização de R$ 7 milhões do custeio para a cota de capital, garantindo, desta forma, o andamento de algumas em andamento e o início de outras que já estavam previstas”, afirmou. A professora ressaltou a importância dos encontros no MEC, acreditando na sensibilidade para um olhar diferenciado com relação à Ufersa. “A nossa vinda foi para tratar da organização, do planejamento e da sistematização da Universidade junto ao MEC para os próximos quatro anos”, concluiu.