
Reitora da Ufersa apresenta para o presidente da Capes um diagnóstico de todos os Programas em vigência na Ufersa/Foto: Assecom Ufersa
Os Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vão receber maior apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes – do Ministério da Educação. A Capes é responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação – mestrado e doutorado – em todos os estados do país. A garantia foi dada pelo presidente da Capes, Benedito Guimarães Aguiar Neto, durante audiência com a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, em Brasília.
“Muito importante essa garantia de apoio dada pelo presidente da Capes para que possamos mostrar um trabalho planejado com a perspectiva de futuro no atendimento as demandas regionais voltadas, principalmente, para a região do semiárido”, considerou a professora Ludimilla Oliveira. A reitora almeja o fortalecimento de todos os programas de pós-graduação da Universidade. Hoje, a Ufersa conta com 18 programas tendo maior destaque o de Fitotecnia e, Ciência Animal, com conceitos 6 e 5 da Capes, respectivamente.
“Precisamos fortalecer os demais programas com incentivos que resultem em melhores conceitos, bem como gerar novas oportunidades para os pesquisadores da Ufersa”, admitiu, adiantando que os critérios de avaliação refletem diretamente no andamento dos cursos. A Capes vai iniciar a avaliação para o próximo quadriênio. Na ocasião, a reitora apresentou para o presidente da Capes um diagnóstico de todos os Programas em vigência na Ufersa, solicitando também a inserção deles em projetos voltados para a internacionalização. Novos editais nesse sentido estão previstos para o próximo ano.
Outro assunto tratado na Capes foi à situação da Ufersa junto a Universidade Aberta do Brasil, a UAB. A reitora tratou da ampliação de vagas e dos editais previstos para 2021. Atualmente, a Ufersa conta com 07 polos (Angicos, Caraúbas, Grossos, Guamaré, Natal, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante), oferecendo os cursos de graduação de licenciatura em Computação, Física, Matemática e Química.