Prosemi Ufersa participa do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido em dezembro

Gestão, Meio Ambiente, Pesquisa 3 de novembro de 2020. Visualizações: 2424. Última modificação: 03/11/2020 22:32:30

Primeira reunião do Prosemi, que aconteceu no gabinete da Reitoria da Ufersa, discutiu a participação do Polo no Fórum do Desenvolvimento do Semiárido/Foto: Assecom Ufersa

A cidade de Mossoró será palco para discussões sobre a região do semiárido brasileiro. Será nos dias 3, 4 e 5 de dezembro com a realização do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido – Oportunidades de investimento que traz o tema: É hora de agir! Oportunidades de investimento. Parte do evento, que tem abrangência nacional, vai acontecer no Auditório Amâncio Ramalho, localizado no Campus Leste da Ufersa Mossoró.

O Fórum também foi assunto discutido na primeira reunião do Polo Regional de Planejamento, Inovação, Tecnologia e de Gestão Empresarial do Semiárido, o Prosemi, no âmbito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O Prosemi foi criado por meio de resolução do Conselho Universitário – Consuni – no último mês de junho.

O Prosemi tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do semiárido brasileiro através de iniciativas que promovam o progresso econômico, social, cultural e ambiental integrando a universidade, o setor produtivo, de serviços e demais entes federativos.

O Polo é a instância consultiva e deliberativa para o planejamento e a implementação de ações dentro da Política de Apoio ao Desenvolvimento Regional. Na Ufersa o Prosemi é formado por um conselho gestor sob a presidência da reitora, professora Ludimilla Oliveira.

“A Ufersa é protagonista no Prosemi quando assumimos a gestão já havia sido criado, porém não havia a formação oficial do Comitê Gestor. A partir de agora toda a integração que fizermos sobre ensino, pesquisa, extensão, setor produtivo, desenvolvimento de tecnologias irá passar pelo Prosemi fazendo jus ao nosso nome semiárido”, afirmou a reitora. O Prosemi também irá compor o campo de revitalização da Fazenda Experimental Rafael Fernandes. “Acreditamos que esse é um momento impar da nossa gestão, pois estamos trabalhando para fortalecer e fazer acontecer às ações voltadas para o semiárido” completou. Durante o Fórum será apresentando o Plano de Desenvolvimento do Semiárido que reúne 13 eixos temáticos. A Ufersa é uma das instituições parceiras na elaboração do Plano cedendo a sua estrutura para a realização das oficinas dos eixos temáticos.

Sendo referência para o agro, a Universidade criou o Prosemi como unidade de referência, podendo se integrar com outras universidades do Brasil e de fora do país como Israel, Espanha e Estados Unidos. “Hoje a Universidade é referência no setor do agronegócio assumindo o Prosemi Agro Ufersa”, afirmou o professor Luiz Soares, coordenador nacional do Plano Nacional de Desenvolvimento do Semiárido, explicando que o Prosemi Turismo ficou com a Universidade Federal de Alagoas, o Prosemi Recursos Minerais com a Universidade Federal do Ceará e, o Prosemi Pesca Oceânica com a Universidade Federal Rural de Pernambuco. “Essas instituições estão apoiando o Plano de Desenvolvimento do Semiárido” adiantou o professor Luiz Soares.

FÓRUM – A proposta do Fórum é de ser um ambiente de conhecimento e convergência de propostas dos diferentes agentes, públicos e privados, interessados em desenvolver ações de fomento a investimentos multissetoriais em empreendimentos que definirão um amplo programa de desenvolvimento econômico e social do semiárido nordestino.

Durante os três dias de evento serão realizados debates e apresentadas propostas que subsidiarão a formulação do Plano de Desenvolvimento do Semiárido, cujo objetivo é o aproveitamento das possibilidades econômicas da região e o alcance de metas socioeconômicas, hídricas e ambientais.

O Fórum está sendo organizado com os eixos temáticos: Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Mercado, Relações Exteriores, Recurso Minerais, Turismo, Transporte e Logística, Novas Tecnologias e Inovação, Comunicação e Tecnologia da Informação, Educação/Capacitação, Meio Ambiente, e Segurança. A realização é da frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido e do Instituto Sagres. O Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 é aberto a toda sociedade. Faça a sua inscrição AQUI.