Ufersa contempla mais de 2.600 estudantes em 3 editais para Auxílio Inclusão Digital

Assistência Estudantil, Estudante, Inclusão 30 de outubro de 2020. Visualizações: 1885. Última modificação: 30/10/2020 15:39:27

Vencer os contratempos trazidos pela pandemia da Covid-19 tem sido um desafio diário para todas as pessoas na medida em que exige respostas rápidas a fim de dirimir os danos e não deixar as atividades pararem. Foi assim, por exemplo, para iniciarmos o semestre acadêmico de forma remota nos cursos de graduação em Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, que já está em andamento deste o último dia 13 de outubro.

Para assegurar que os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica das turmas presenciais não fossem prejudicados, mas, ao contrário, tivesse condições de acompanhar as atividades, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido promoveu três chamada públicas para Auxílio Inclusão Digital, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE.

Na primeira chamada pelo Edital 03/2020, o Auxílio Inclusão Digital abriu 3 mil vagas com valor de R$ 1.200,00 para a aquisição de equipamentos. Foram contemplados 1.277 estudantes nos quatro campi. Na sequência, Edital 04/2020 ofertou 700 vagas das que ficaram remanescentes, acrescendo assim mais 340 alunos beneficiados nesta modalidade.

Paralelo a isso, o Edital 05/2020 ofertou 3.500 vagas de R$ 300,00 para aquisição de dados móveis e conseguiu contemplar 1.049 estudantes. Ao todo, essas três chamadas públicas beneficiaram um total de 2.666 estudantes. E ainda merece destaque o Edital Alunos Conectados, do Ministério da Educação, que está em andamento para a distribuição de chips.

Esses quatro editais foram lançados em menos de dois meses. Titular da PROAE, a assistente social Janaina Holanda ressalta a “força tarefa” montada na unidade envolvendo toda a equipe e reforço de outros setores para cumprir cronogramas e atender todos os procedimentos. “O semestre remoto é um desafio que estamos vencendo. Não faltou empenho e dedicação da PROAE para que os estudantes tenham assistência necessária. Ofertamos e reabrimos a oferta dos editais, ampliamos as possibilidades para equipamentos, internet e chips”, detalha Janaina Holanda.

Confira as ações da PROAE.