Ufersa firma Acordo de Cooperação com universidade italiana

Internacionalização 29 de outubro de 2020. Visualizações: 650. Última modificação: 29/10/2020 16:04:06

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido firmou mais um Acordo de Cooperação com uma instituição internacional de ensino superior. Desta vez, com a Università degli Studi Niccolò Cusano, em Roma, na Itália, visando, em conjunto, desenvolverem ações de mútuo interesse. A parceria irá viabilizar visitas e intercâmbio de professores, estudantes e técnicos-administrativos das referidas instituições objetivando a realização de atividades voltadas à pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária; constituição de grupos de trabalho, elaboração e desenvolvimento conjunto de projetos e programas de cooperação a curto, médio e longo prazos; organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais; cursos de diferentes níveis e categorias; consultoria técnica; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, científicas e culturais; e a facilitação do acesso à infra-estrutura informacional e laboratorial das respectivas instituições.

O Acordo de Cooperação terá vigência de 5 anos e foi intermediado pelo professor Breno Barros Telles do Carmo, do Centro de Engenharias da Ufersa, que atuou como professor visitante na Università Niccolò Cusano e na Università Roma Tre em novembro de 2019. A parceria do docente com estas instituições já possui resultados por meio de artigos conjuntos. O professor que atua nos cursos de mestrado em Administração (PPGA), Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS) e Cognições, Tecnologia e Instituições (PPGCTI) destaca a importância destas ações para o desenvolvimento dos cursos de pós-graduação da Universidade, visto que a internacionalização é um critério de avaliação da Capes.

ACORDOS VIGENTES – Atualmente, a Ufersa possui acordos de cooperação internacional vigentes com outras 18 instituições localizadas nos continentes americano, europeu e asiático. Na página da Assessoria de Relações Internacionais – ARI, confira os acordos vigentes.

Para a reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, a internacionalização representa um dos desafios que a universidade precisa vencer. “Temos potencial para sermos uma universidade de refêrência internacional, já temos alguns convênios e agora a universidade está preparando um portfólio para que possa ter missões internacionais e prospecção em outras instituições”. A reitora ressaltou ainda que a gestão está realizando adequações administrativas dentro da própria universidade com o objetivo de ajustar as cooperaçoes técnicas para que venham colaborar e consolidar as pesquisas. “Buscamos uma mobilidade internacional, não somente para levar os nossos estudantes, professores e servidores técnicos, mas para termos também condição de receber pessoas do campo internacional”, ressaltou.