Parcerias acadêmicas vão aproximar Ufersa do IFRN

Gestão 14 de outubro de 2020. Visualizações: 1015. Última modificação: 14/10/2020 22:06:28

O fortalecimento na capacitação de pessoas e a ampliação de cursos já é uma realidade estabelecida entre a Ufersa e o IFRN/Foto: Assecom/Ufersa

Facilitar a capacitação de técnico-administrativos e de docentes foi um dos pontos discutidos nesta quarta-feira, 14, para aproximar a Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. A ideia da gestora professora Ludimilla Oliveira, reitora da Ufersa e, do professor Josué Moreira, reitor do IFRN, é ampliar convênios que possam trazer benefícios para a toda comunidade acadêmica.

“Ampliar a nossa linha trabalho na expectativa de somar com a professora Ludimilla o que temos em comum e que possamos avançar em aspectos diversos das nossas instituições” pontuou o reitor do IFRN. Para o professor Josué, o ano de 2021 será de cortes no orçamento das instituições, dai a necessidade de unir esforços para buscar soluções conjuntas. “Temos que investir na educação para melhorar a sociedade como um todo” considerou.

A ideia dos gestores é envolver também as fundações das duas instituições nas parcerias/Foto: Assecom/Ufersa

A novidade maior da reunião foi viabilizar também parcerias entre as fundações mantidas pelas duas instituições de ensino. Na Ufersa, a Fundação Guimarães Duque e, no IFRN, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – Funcern. “Estamos discutindo uma junção de projetos em comum para contribuir com o desenvolvimento social e econômico a partir do ensino, da pesquisa e da extensão com projetos maiores” adiantou o reitor.

Para a reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, o fortalecimento na capacitação de pessoas e a ampliação de cursos já é uma realidade estabelecida entre as duas instituições, bem como no campo da educação a distância e, mais recentemente, a ideia de atuar numa parceria na área da inovação voltada para o agronegócio. “Somos uma universidade rural e o IFRN que trabalha com desenvolvimento e tecnologia, daí, essa junção de conhecimentos pode ser um grande diferencial para o semiárido, com a participação e a cooperação das nossas fundações” afirmou a reitora da Ufersa.

A reunião contou com a participação dos auxiliares da IFRN, os professores Rinaldo Medeiros, diretor de gestão de pessoas e, Tales Diego, diretor de assistência estudantil. E pela Ufersa, a professora Kátia Cilene, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância; João Felipe, superintendente da Sutic e, o professor Lucas Godeiro, presidente da Fundação Guimarães Duque.