Novos professores efetivos tomam posse na Ufersa

Corpo docente, Gestão 28 de setembro de 2020. Visualizações: 2538. Última modificação: 29/09/2020 17:23:49

A solenidade de posse de docentes foi a primeira da professora, Ludimilla Oliveira, que assumiu o cargo de reitora há um mês/Foto: Assecom/Ufersa

A semana começou com posse na Universidade Federal rural do Semi-Árido. Nesta segunda-feira, 28, 8 novos professores ingressaram no quadro efetivo da Universidade.  Desse total, 4 são para o Campus Caraúbas, 3 para Pau dos Ferros e, 1 para o Campus de Mossoró. A solenidade de posse de docentes foi a primeira da professora, Ludimilla Oliveira, que assumiu o cargo de reitora há um mês. Na ocasião, a pró-reitora de gestão de pessoas, Raiane Palhano, enfatizou a importância da contratação dos efetivos uma vez que o quadro docente se encontrada defasado precisando de reposição. “Aguardamos muito esse momento porque há bastante tempo estávamos necessitando da força de trabalho docente” afirmou.

Reitora deseja boas vindas aos novos docentes/Foto: Assecom/Ufersa

Ao desejar boas vindas aos novos servidores, a professora externou alegria na condução da solenidade que representa a realização de um sonho para quem se capacitou com muita dedicação para o ingresso no magistério superior. “Só sabe a importância desse momento quem um dia já passou por isso” discursou facultando a palavras para os novos professores.

Há 11 anos como servidor técnico-administrativo da UFRN, o agora docente da Ufersa Pau dos Ferros, Walber José Adriano Silva, classificou o momento como de grande felicidade.  Segundo ele, a busca pelo cargo de professor começou com o ingresso no mestrado e, posteriormente, no doutorado. “Daqui pra frente terei outras contribuições. Um novo desafio que surge com muita motivação” expressou. Graduado na primeira turma de Ciência e Tecnologia do Campus da Ufersa Caraúbas, o professor Jennef Carlos Tavares, retorna à instituição como professor efetivo. Antes, exerceu o cargo de professor substituto na Ufersa Pau dos Ferros. “Na Universidade que eu me graduei, no campus que inicie a minha vida acadêmica retorno agora para contribuir como docente” exaltou.

Brenno Dayano, estudante, técnico-administrativo e agora professor da Ufersa/Foto: Assecom/Ufersa

O professor Brenno Dayano Azevedo da Silveira é outro empossado que muda de função dentro da própria Ufersa. Inicialmente como estudante, depois servidor técnico-administrativo, na função de engenheiro de segurança do trabalho, ele assume o posto de professor na Ufersa Caraúbas. “Deixo um cargo para assumir outro após três anos na instituição, espero contribuir para a formação dos novos engenheiros, bem como a melhoria da qualidade das construções” afirmou. Brenno ressaltou ainda a importância de se acreditar no poder transformador da educação. Já para o professor de Matemática, Eddygledson Gama, o momento agora é de trabalhar na formação dos estudantes. “Espero contribuir ao máximo para que os estudantes possam assimilar os conteúdos oportunizando melhor aproveitamento dentro da Universidade”. O professor acrescenta que não esperava a convocação uma vez que o prazo do concurso estava preste a expirar. “Uma espera árdua, mas que terminou dando certo e me deixou muito feliz” resumiu.

Ao falar aos novos docentes, a reitora Ludimilla Oliveira, ressaltou o esforço para a nomeação dos novos professores. Para ela, estar na Ufersa hoje representa crescimento profissional, intelectual, financeiro e familiar. “Que a Ufersa proporcione felicidade, não pelo salário certo, mas pela construção da história individual de cada um dentro dessa instituição que é a única do país a remeter ao semiárido. A nossa missão e fazer prosperar, a Ufersa é a nossa missão” afirmou. A solenidade contou com a participação do vice-reitor, professor Roberto Pordeus; dos diretores dos campi: a professora Simone Rocha, Caraúbas e, o professor Ricardo Fonseca; do diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, o professor Caio Fernandes, além de familiares dos novos professores.

Posse Professores