Centenário de Vingt-un Rosado: professor que idealizou o que hoje é a Ufersa

Gestão 25 de setembro de 2020. Visualizações: 2138. Última modificação: 25/09/2020 11:49:51

Busto do idealizador e fundador da ESAM, professor Vingt-un Rosado, é mantido na praça ao lado do Prédio da Reitoria da Ufersa, em Mossoró/Foto: Assecom

Se vivo fosse, o engenheiro agrônomo, Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, completaria hoje, 25 de setembro, 100 anos de idade. O intelectual que sonhou e idealizou a Escola Superior de Agricultura de Mossoró que se transformou em Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A história do professor Vingt-un Rosado se mistura com a história da instituição. Para a reitora da Ufersa, professora Ludimila Oliveira, o centenário do professor Vingt-un é um marco importante.

“Entusiasta da cultura, um precursor na educação, um incansável colecionador de papéis, que imortalizou a memória de Mossoró. A ESAM é a realidade de um sonho protagonizado pela luta, coragem, ousadia, determinação e visão que só mesmo um Embaixador da sua envergadura, só poderia ser do país de Mossoró” considerou a reitora da Ufersa.

O sonho de criar uma escola superior de agricultura em Mossoró começou em 1941, quando ele ainda era aluno do primeiro período de Agronomia da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), em Minas Gerais. “Sentava-me numa cadeira colocada ao lado de uma janela [….] e comecei a sonhar. Sonhava e pensava se um dia eu teria forças para fundar em Mossoró uma escola à imagem e semelhança da gloriosa ESAL”, discursou Vingt-Un durante a solenidade que transformou a ESAM em Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Reitora Ludimilla Oliveira reconhece legado do prof. Vingt-un Rosado. Foto: Assecom/Ufersa.

Em 1964, solicitou ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor Onofre Lopes, a criação de uma escola de agricultura em Mossoró ligada ao UFRN. Não obtendo êxito, em 1965 solicita a Guimarães Duque que defendesse junto a Sudene a criação da escola de agronomia em Mossoró voltada para o semiárido. A conquista veio dois anos depois, em 1967, com a influência de Dix-huit, na época presidente do Inda. Inicialmente, no âmbito municipal, sendo federalizada dois anos depois graças ao prestígio de Dix-huit junto ao Governo Federal.

Assim surge a Escola Superior de Agricultura de Mossoró, com o curso de Bacharelado em Agronomia. “Sem a parceria de Dix-huit, a ESAM continuaria um sonho vantaneano. Sem a teimosia e a persistência de Vingt-un, a ESAM não existiria”, confessou em vida. Além da criação da ESAM, o professor Vingt-un é responsável pela Coleção Mossoroense que em muito incentivou a cultura e a literatura no Rio Grande do Norte. Além de fundador da ESAM, o professor Vingt-un dirigiu a instituição em dois mandatos. O primeiro, de 1974 a 1978 e, o segundo, de 1988 a 1991. Vingt-un morreu em 2 de fevereiro de 1995, aos 75 anos.