Presidente da Capes abre semestre letivo da Pós-Graduação na Ufersa

Pós-graduação 24 de setembro de 2020. Visualizações: 1889. Última modificação: 24/09/2020 21:43:17

Abertura do segundo semestre letivo dos Programas de Pós-Graduação da Ufersa aconteceu nesta quinta-feira, 24 de forma remota/Foto: Assecom

O segundo semestre letivo 2020 dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi aberto oficialmente nesta quinta-feira, 24, com a realização da Aula Inaugural dos cursos de Mestrado e Doutorado. A abordagem escolhida contemplou dois temas de fundamentais para os programas de pós-graduação: a Autoavaliação e o Novo Qualis. A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Débora Façanha, conduziu a Aula Inaugural que contou com a participação da reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira.

Para a reitora Ludimilla a pesquisa e a pós-graduação na Ufersa têm potencial para ser referência no semiárido com resultados concretos de convivência com a região. “Nosso objetivo enquanto Universidade é desenvolver pesquisas com trabalhos consolidados no polo produtor nas áreas da fruticultura, petróleo, sal, entre outras potencialidades” afirmou. Ainda segundo a reitora a Ufersa “tem a capacidade de desenvolver tecnologias sociais em qualquer área de vulnerabilidade” pontuou.

professor Benedito Aguiar, pte da Capes/Foto: Assecom

O presidente da Capes, professor Benedito Aguiar, se mostrou honrado em participar da Aula Inaugural, bem como do primeiro evento da pós-graduação da nova gestão da Universidade. “Desejo sucesso a nova reitora, professora Ludimilla Oliveira, e reitero apoio da Capes ao que for necessário” pontuou. O professor Benedito também reconheceu o potencial da Ufersa para o desenvolvimento da Região do Semiárido. Atualmente, a Ufersa conta com 11 Programas de Pós-Graduação totalizando 14 cursos. Com maior destaque para os Programas de Fitotecnia, que possui conceito 6, o máximo da Capes e, o Programa de Ciência Animal, avaliado com conceito cinco também pela Fundação.

A Capes é responsável pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação desempenhando importante papel para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Segundo o presidente, Benedito Aguiar, o grande desafio é fazer ciência a serviço do social, promovendo o desenvolvimento econômico do país. O professor também elogiou a propostas da Aula Inaugural pela relevância dos temas apresentados para o desenvolvimento da pesquisa no país.

As palestras abordaram os temas: “Desafios da Autoavaliação no Contexto da Avaliação Quadrienal da CAPES”, ministrada pelo Prof. Dr. Robert Evan Verhine, da Universidade Federal da Bahia e Coordenador da Área de Educação – Capes e, “Entendendo o Novo Qualis da CAPES”, com o Prof. Dr. Ronaldo Lopes Oliveira, também da UFBA e Coordenador da Área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros – Capes. A Aula Inaugural dos Programas de Pós-Graduação da Ufersa pode se assistida acessando o Link: https://www.youtube.com/watch?v=IxkqqYEAq-w