Ação de extensão promove Oficina de formatação (ABNT) e adequação de linguagem para artigos, TCCs e projetos de pesquisa

Estudante, Extensão 22 de setembro de 2020. Visualizações: 1505. Última modificação: 22/09/2020 11:23:28

Os professores Luiz Eduardo Andrade, Myrna Barreto e Mackson Nepomuceno, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Campus Caraúbas da Ufersa, realizam no próximo mês de outubro a ação de extensão “Estratégias para elaboração de trabalhos acadêmicos: Oficina de formatação (ABNT) e adequação de linguagem para artigos, TCCs e projetos de pesquisa”. A formação é voltada para discentes que planejam escrever seus projetos de pesquisa para o TCC ou que já estão na fase de elaboração do trabalho final. O curso será ministrado de maneira remota, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições podem ser realizadas pelo SIGAA (página da extensão). Os inscritos receberão por e-mail os links dos encontros no Google Meet. O curso tem carga horária de 36 horas divididas em dois encontros semanais durante outubro, totalizando 9 conferências.

“Essa ação de extensão universitária tem o objetivo de colaborar com docentes e discentes no que se refere à solução dos principais entraves durante a escrita dos trabalhos acadêmicos no decorrer da vida acadêmica e/ou elaboração do trabalho de conclusão de curso. Não resta dúvida de que um texto bem elaborado, no que se refere à escrita formal da língua e devidamente ajustado conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é melhor recebido pelos pares. Além disso, com a resolução de dúvidas pontuais, o discente tem condição de selecionar, relacionar, organizar e interpretar os dados extraídos no período em que levantou dados estatísticos, bibliográficos e práticos”, ressaltou o professor Luiz Eduardo, coordenador da ação.

Os temas abordados durante a Oficina serão :

1) Organização do projeto de pesquisa
2) Discussão das fases e do plano de trabalho do projeto: introdução, objetivos, análise do material bibliográfico para a revisão de literatura, justificativa, metodologia, cronograma e referências
3) Formatação geral de textos acadêmicos. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais dos TCC, formatação de elementos visuais (gráficos, tabelas, imagens)
4) Citação e referenciação, elaboração de referências
5) Elaboração de slides para apresentação de trabalhos de conclusão de curso
6) Plágio acadêmico
7) Escrita de textos elegantes: uma introdução ao LaTeX
8) Escrita de textos elegantes: uma introdução ao LaTeX
9) Conversa sobre projetos dos cursistas

Para mais informações, entrar em contato com o professor Luiz Eduardo pelo e-mail: luiz.eduardo@ufersa.edu.br