
São 2 mil mudas nativas e frutíferas para distribuição com a população de Mossoró/Foto: Eduardo Mendonça
Com a distribuição de duas mil plantas, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido comemora o Dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira, 21 de Setembro. São de espécies nativas e frutíferas. A iniciativa é do Setor de Mudas com mais uma atividade de extensão voltada para extensão universitária junto à população de Mossoró.
“O Projeto em execução é muito louvável, pois a cidade de Mossoró será beneficiada com o plantio de mais duas mil árvores, sendo possível elencar vários advindos desta ação , como por exemplo, a redução da temperatura, preservação da fauna, purificação do ar, enfim, uma melhor qualidade de vida para a população”, afirmou o pró-reitor de extensão e cultura da Ufersa, professor Paulo Gustavo da Silva.
O responsável pelo Setor de Mudas da Ufersa, o engenheiro agrônomo Giorgio Mendes, adianta que a distribuição prosseguirá até atingir a marca de duas mil mudas destinadas a ação comemorativa ao Dia da Árvore. “A procura tem sido acima das nossas expectativas, tanto que nas duas primeiras horas distribuímos mais de 100 plantas” comentou. Para ganhar a mudar basta comparecer ao campus leste da Ufersa portando documento de identidade.
Quem foi pegar a muda elogiou a iniciativa. “Excelente essa iniciativa. Temos que buscar alternativas para amenizar a temperatura da cidade e na minha casa disponho de um espaço, então, vim pegar duas mudas frutíferas – acerola e pinha” afirmou Joselito Honório de Souza, morador do bairro Costa e Silva. A ideia da iniciativa é incentivar a popular a cada vez cultivar plantas em canteiros, jardins e quintais. Já dona Fracimária, do bairro Santo Antônio, optou pelas mudas nativas: um ipê rosa e outro roxo. “Vamos embelezar a nossa cidade. Muito boa essa iniciativa” comentou.