Ufersa participa do Setembro Amarelo com vídeos e Lives

Saúde 16 de setembro de 2020. Visualizações: 1547. Última modificação: 17/09/2020 09:34:17

Há quatro anos consecutivos a Universidade Federal Rural do Semi-Árido adere a Campanha Setembro Amarelo que é voltada para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida. Esse ano a programação é voltada para à promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio. Na Ufersa, as ações do Setembro Amarelo são desenvolvidas pelas Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis (Proae) e Gestão de Pessoas (Progepe), a fim de sensibilizar toda a comunidade acadêmica acerca desse grave problema da saúde pública.

A programação terá inicio com a divulgação de vídeos de conscientização sobre temáticas que trazem importantes discussões sobre problemáticas vivenciadas no ambiente universitário e que estão relacionadas ao aumento no número de casos de suicídio, sendo: assédio moral e sexual, pressões sofridas no contexto universitário e agressão social contra pessoas LGBTTI+.

A ação também promoverá uma atividade voltada à saúde mental dos(as) docentes da Ufersa, possibilitando um espaço de discussão acerca dos impactos do trabalho remoto (compulsório) para a saúde mental, o bem-estar e o desempenho dos(as) docentes.  A palestra será ministrada pela profª Drª Thaís Zerbini da Universidade de São Paulo (USP) e acontecerá no dia 22 de setembro, às 15h, via Google Meet. A participação na palestra ocorrerá mediante prévia inscrição neste LINK, com vagas limitadas, tendo como público-alvo os(as) docentes da Ufersa.

Já no dia 23 de setembro, às 17h, será realizada uma live com o tema “Saúde Mental, suicídio e comunidade acadêmica”, com participação do profº Paulo Rafael Freire de Azevedo, psiquiatra e docente do curso de medicina da Ufersa. A live será transmitida através do Instagram da Ufersa (@ufersa). Ao longo do mês, também serão disponibilizados posts informativos no Instagram da Ufersa (@ufersa) sobre a relação entre nutrição e saúde física e mental,  material elaborado pelas nutricionistas da Ufersa Neidjany Patrícia Lima Torres e Andressa Soares de Araújo Batista. Para finalizar a programação, no dia 28 de setembro, às 17h00, ocorrerá uma oficina de “Mindfulness”, ministrada pelo profº Geison Moreira de Freire, docente do curso de Medicina da Ufersa. A oficina também será transmitida por meio do Instagram da Ufersa (@ufersa). Confira abaixo a programação:

PSICOLOGIA – O Serviço de Psicologia da Ufersa está à disposição dos(as) estudantes e servidores nos quatro campi e desenvolve ações como: plantão psicológico, orientação de estudos, escuta e orientação psicológica, atividades de prevenção e promoção à saúde, grupos de apoio, rodas de terapia, orientação aos discentes, docentes e familiares dos estudantes; apoio a atividades pedagógicas; visitas domiciliares; acompanhamento nas moradias estudantis; execução do Programa Institucional Permanência da Universidade, desenvolvimento de estudos e pesquisas e encaminhamentos à rede de serviços.

Para participar das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Psicologia, os(as) interessados(as) devem entrar em contato com o setor responsável em cada campus.

No momento atual, em decorrência da pandemia da Covid-19, as atividades estão sendo realizadas de forma remota.

Campus de Mossoró

Atendimento a estudantes

Local: PROAE, no Prédio da Reitoria (Lado Leste)

E-mail: psicologia.proae@ufersa.edu.br