Dia do Médico Veterinário marca celebração pelos 25 anos do curso da Ufersa

Ensino, Pós-graduação, Reconhecimento, Saúde 9 de setembro de 2020. Visualizações: 1677. Última modificação: 09/09/2020 08:38:03

Com conceito 5, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Ufersa tem 3 linhas de pesquisa: produção, morfologia e sanidade animal / Foto Eduardo Mendonça

Nesta quarta-feira, dia 09 de setembro, comemora-se o Dia do Médico Veterinário e a Ufersa tem muito a celebrar pela contribuição dada à formação desses profissionais. Neste ano, o curso de Medicina Veterinária da instituição celebra 25 anos desde a autorização para funcionamento, ainda na antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, sendo o primeiro curso do Estado.

Ao longo dessa trajetória, a Universidade já formou quase 700 profissionais, que atuam principalmente na área de clínica veterinária e suas subespecialidades. Uma contribuição sem precedentes para a região. Atualmente, 286 estudantes estão matriculados na Ufersa e, somente em Mossoró, cidade sede do curso, estão registradas 30 clínicas veterinárias no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Um levantamento da coordenação do curso estima que 90% dos egressos estão empregados em sua área de formação e 67% deles trabalham no Rio Grande do Norte.

Profa. Stênia Amora, coordenadora do curso de Medicina Veterinária

A universidade conta com 46 professores, dos quais 11 são egressos do próprio curso, 16 laboratórios para a pesquisa e didática e 6 setores produtivos. A atuação também se estende à pós-graduação com mestrado e doutorado e ainda o primeiro e único Hospital Veterinário público no Rio Grande do Norte. O Hovet inclui setores de clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais domésticos, clínica e cirurgia de animais silvestres, patologia clínica e diagnóstico por imagem.

Por mês, são realizadas, em média, 370 consultas e 30 cirurgias no setor de pequenos animais, 25 consultas na clínica médica de grandes animais, 38 na clínica e cirurgia de animais silvestres, realiza em torno de 1.500 exames laboratoriais e 100 exames de raios-x e ultrassom. Para toda essa demanda, o hospital conta com cinco médicos veterinários e um auxiliar de medicina veterinária, dos quais quatro são egressos do curso. Além, sediamos um programa de residência multiprofissional em saúde (MEC) com oferta de 10 vagas anuais.

A professora Sthênia Santos Albano Amora, coordenadora do curso, destaca a importância da data, sobretudo pela trajetória do curso da Ufersa. “Estar como coordenadora do curso no ano em que comemoramos seus 25 anos é um grande presente, não só porque faço parte dessa história como egresso, mas porque sabemos da importância da medicina veterinária para a saúde única no Estado, no País e no mundo. A Esam/Ufersa foi pioneira em reconhecer a importância dessa profissão para o desenvolvimento da região, por mais de 20 anos fomos o único curso de graduação em medicina veterinária do Estado, formando egressos que hoje trabalham em todas as regiões do país e no exterior”.

Conheça o Curso de Medicina Veterinária, Pós-graduação, Hovet.

Experiências exitosas de ex-alunos vão marcar Dia do Veterinário

O “Webinar Medicina Veterinária: da Ufersa para o mundo” é o evento idealizado pela coordenação do curso de Medicina Veterinária em alusão a passagem do Dia do Médico Veterinário e também em comemoração pelos 25 anos do curso. Os palestrantes serão egressos da Universidade que estão trabalhando nas diferentes áreas de atuação em diferentes regiões do país e também no exterior. O webinar vai acontecer no próximo dia 12, manhã e tarde, e a inscrição será feita via Sigaa vinculada aos eventos da Proec.

Saiba mais sobre o evento.