Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa participa do Festival Pint of Science a partir desta quarta-feira, 09 de setembro

Eventos 8 de setembro de 2020. Visualizações: 695. Última modificação: 08/09/2020 12:46:38

A Ufersa, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), participa do Pint of Science, festival mundial que tem a proposta de democratizar o conhecimento científico e que este ano será realizado de forma online via Youtube nos dias 8 a 10 de setembro. Ao todo, 72 cidades brasileiras fazem parte do evento cada uma apresentando sua programação. Mossoró irá participar nos dias 09 e 10, a partir das 19h, com quatro palestras. O evento é aberto ao público e tem como coordenadora geral em Mossoró, a professora Cibele Borges (Ufersa).

“Será o primeiro ano do Pint of Science em Mossoró e, como coordenadora geral, eu e outros professores da Ufersa nos associamos com a UERN para a realização de um evento amplo e o mais inclusivo possível.  Seria o primeiro e mais animado ano para brindarmos a ciência em bares e restaurante aqui de Mossoró, mas como a pandemia redesenhou a história, Mossoró entrou no novo contexto e veio com tudo, realizando nos dias 09 e 10 de setembro a partir das 19h, 4 palestras sensacionais. No dia 9 de setembro com o tema “Qual será o nosso futuro – compre uma vacina e leve uma pandemia grátis?” será discutido pelos professores Sidnei Sakamoto e Francisco Silvestre (ambos da Ufersa) e no dia 10 de setembro com o tema “Qual será o nosso futuro – será que vamos nos encaixar novamente?” será abordado pelo administrador Francisco Radamés (Ufersa) e pela Psicóloga Beatriz Duarte (Possui graduação em Esporte – USP e em Psicologia- UFF, com Pós graduação em Neurociência Clínica – Unyleya).. Vale lembrar que a ideia central do Pint of Science é discutir ciência com todos, não existe um público específico, o ideal é contar com a participação de toda a população, incluindo a comunidade acadêmica, tanto docentes quanto discentes de graduação e pós-graduação e junto com eles, toda os seus familiares. O importante é falar de ciência de forma descontraída e criativa é fazer com que todos que estejam assistindo se divirtam enquanto aprendem”, explicou a professora Cibele Borges. Acesse o link para as lives na página do evento: https://www.pintofscience.com.br/events/mossoro

Origem do Pint of Science – Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo. Normalmente, o festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios; em 2017 o festival esteve em 22 cidades, em 2018, foram 56 participantes e em 2019 foram 85 cidades. Este ano seriam mais de 180 cidades recebendo o festival. Entretanto a pandemia chegou e alterou os planos originais. O Pint of Science foi realizado de forma online pelos coordenadores nacionais e com o sucesso da participação virtual, o festival decidiu retornar com as cidades, agora em setembro (8 a 10 de setembro/2020) para a alegria da comunidade científica. Desta vez, o festival irá ocorrer no canal do Pint of Science online do youtube e cada cidade irá apresentar sua programação. No total serão 72 cidades participantes da modalidade online.

(Com informações do site https://pintofscience.com.br)