Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Grupo de pesquisa em Economia publica artigo em renomado periódico internacional

Pesquisa, Publicações 25 de agosto de 2020. Visualizações: 698. Última modificação: 25/08/2020 23:56:07

O Grupo de pesquisa em Economia NEADIM (Núcleo de Estudos Avançados em Desenvolvimento, Inovação e Métodos quantitativos aplicados) da Ufersa desenvolveu em sua mais recente pesquisa um estudo que analisa o impacto dos investimentos públicos em pesquisa na relação “investimento privado em pesquisa versus desempenho” dos maiores investidores em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no mundo. A pesquisa tem a autoria dos professores Leonardo Andrade Rocha (Ufersa), Carlos Alano Soares de Almeida (Ufersa), Dênis Vieira Sarmento (Faculdade Adelmar Rosado) e Napiê Galvê Araújo Silva (Ufersa).

“Tomamos uma amostra recente dos maiores investidores, além de diferentes técnicas de estimação, e os resultados apontam que os investimentos públicos em pesquisa contribuem para aumentar os coeficientes de elasticidade dos investimentos privados em P&D, seja de forma linear ou não-linear. No padrão não-linear, níveis ótimos da política pública apontam para uma participação do investimento público em relação ao total em torno de 15.80%, maximizando assim o coeficiente de elasticidade do investimento privado. Controlando a endogeneidade dos investimentos privados em P&D, as estimativas da técnica GMM apontam para uma subestimação dos parâmetros obtidos pela técnica OLS e robust regression, sinalizando para um aumento no coeficiente de elasticidade da pesquisa. Os resultados desta pesquisa são convergentes a outros recentes estudos, destacando Azoulay et al. (2019) e Kwon e Kwon (2019)”, explicou o professor Leonardo Andrade Rocha.

A pesquisa foi publicada no Journal Economics Bulletin, periódico com avaliação máxima pelo Qualis da CAPES (A1 em Economia) que conta com três ganhadores do Nobel em Economia em sua equipe Editorial. O Journal é recomendado pelo Banco Mundial (World Bank) entre as 10 melhores publicações de estudos preliminares avaliados por pares. Acesse AQUI o artigo publicado pelos pesquisadores.

De acordo com o professor Leonardo, o grupo já vem publicando em periódicos internacionais relevantes como Economics Bulletin, CEPAL Review (publicação esperada para final de agosto de 2020), dentre outros. O três professores da Ufersa participam de dois programas internos de pós-graduação: PROFIAP e PROFNIT.