Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa discute com agricultores agroecológicos estratégias para o “novo normal”

Extensão 24 de agosto de 2020. Visualizações: 864. Última modificação: 24/08/2020 21:23:14

Como fortalecer o processo de produção e comercialização dos alimentos agroecológicos? Esse é o questionamento do Grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – GPEA/Ufersa para encontro a ser realizado na próxima quarta-feira, 26, às 19h. O encontro dos estudantes da Universidade com os agricultores acontecerá de forma virtual pela plataforma meet.google. A ideia é discutir os impactos, iniciativas e perspectivas da Associação dos Produtores e Produtoras da Feira Agroecológica de Mossoró – Aprofam – no contexto da pandemia.

Segundo o professor e coordenador do Grupo de Pesquisa, Joaquim Pinheiro, a atividade é mais uma ação do GPEA voltado para as Feiras Agroecológicas. “Queremos refletir sobre as estratégias que a Aprofam construiu junto com os consumidores nesse contexto de pandemia para não interromper a produção e comercialização dos alimentos orgânicos que são disponibilizados nas feiras agroecológicas da Aprofam”, adianta o coordenador.

A exemplo de outros setores da economia, com o advento da pandemia do novo Coronavírus, os agricultores familiares orgânicos tiveram que se reinventar para continuar na atividade. “A estratégia de pronta entrega domiciliar com toda uma logística de preparação das cestas foi à alternativa mais viável”, comenta o professor adiantando que os agricultores se preparam para retomar a Feirinha do Centro dentro da lógica do novo normal, ou seja, respeitando todas as orientações sanitárias como distanciamentos das barracas, o uso obrigatório de máscara e de álcool em gel.

 A atividade desta quarta-feira vai contar com a participação dos integrantes da Associação (diretoria e os representantes de polos) e do GPEA, sendo também aberto aos consumidores dos produtos agroecológicos e demais pessoas interessadas com a temática. “É um momento para entender a importância dos trabalhadores não terem interrompido suas atividades, pois existe um processo de produção em curso – o cultivo – que é fundamental para a geração de renda dos agricultores e agricultoras, além da importância para os consumidores que tiveram alimentos orgânicos na mesa”, pontua Joaquim Pinheiro.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: gpea.ufersa@gmail.com.