Cinema Drive in da Ufersa reúne dezenas de espectadores e arrecada alimentos para doações

Arte e Cultura 23 de agosto de 2020. Visualizações: 1196. Última modificação: 23/08/2020 15:01:10

Exibição do Cinema Drive in realizado pela Ufersa / Foto Assessoria de Comunicação

O filme escolhido para a exibição foi “Coração de Tinta – o livro mágico”

A noite deste sábado, dia 22 de agosto, foi diferente na Ufersa. Pela primeira vez, a Universidade promoveu uma sessão de cinema drive in com todos as pessoas dentro de seus veículos. E essa foi a proposta da exibição: oferecer lazer ao público sem se descuidar da segurança e, principalmente, da saúde de cada um.

Com as salas de cinema fechadas em todo o mundo devido a pandemia do coronavírus, as sessões drive in estão aparecendo como alternativas para os amantes da sétima arte. Na Ufersa, a iniciativa de promover a sessão foi do chefe de gabinete, o professor Felipe Ribeiro, como programação alusiva aos 15 anos de transformação da Ufersa, comemorado no último dia 1º de agosto.

Com a colaboração de outros servidores técnicos e professores, além de alunos, o Cinema Drive in deste sábado contou com a participação de cerca de 40 carros. Nesta primeira edição, o evento foi direcionado apenas aos servidores da instituição, mas com o sucesso, outras ações nesse sentido podem ser planejadas para acontecer na Ufersa ou fora do campus.

O filme escolhido para a exibição foi “Coração de Tinta – o livro mágico”. O longa de 2008 conta a história de pai e filha que são apaixonados por livros e leituras ao ponto de embarcar numa aventura literária. O filme chamou atenção e foi acompanhado pelo público até o final.

A sessão do cinema drive in da Ufersa aconteceu no espaço lateral do Expocenter. O local foi adaptado com cones e sinalizadores para indicar o acesso aos motoristas. O filme foi exibido num telão montado no espaço e o som foi transmitido num pequeno transmissor de Frequência Modulada podendo ser sintonizado pelo som dos carros.

Além do lazer, a sessão também trouxe solidariedade. Mais de 70 quilos de alimentos foram doados pelo público. Os donativos serão entregues ao projeto Arrecadação Ufersa.

CINE BIBLIO – A Ufersa mantinha um outro projeto de sucesso nessa área de cinema. As sessões do “Cine Biblio” da Biblioteca Orlando Teixeira do Campus Mossoró eram uma opção de lazer e cultura para a comunidade e vinham acontecendo desde 2017. Esse ano, devido a pandemia do coronavirus, o projeto foi suspenso.

O Cine Biblio era uma forma de lazer e cultura direcionada aos estudantes da Ufersa durante a hora do almoço. A exibição do filme começava geralmente após as 11h no Auditório da própria Biblioteca. O projeto também foi direcionado para estudantes do Ensino Fundamental de Mossoró que compareciam em turmas para acompanhar os longas. O acesso sempre foi gratuito e as primeiras pessoas ainda tinham direito à pipoca e ao refrigerante.