Ufersa reúne gestores para balanço anual do Plano de Desenvolvimento da Instituição

Gestão 14 de agosto de 2020. Visualizações: 1844. Última modificação: 14/08/2020 10:01:36

Encontro virtual do PDI. Na imagem, a apresentação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, um dos setores que mais evoluiu nos últimos anos na Ufersa

Professores José de Arimatea e Domingues Fontenele, reitor e vice-reitor, respectivamente. Ambos chegam ao final da gestão com sentimento de dever cumprido com o desenvolvimento da Ufersa/Foto arquivo

Pró-Reitor de Planejamento da Ufersa, professor Álvaro Fabiano Macedo / Foto Eduardo Mendonça

A Ufersa, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento, promoveu essa semana mais um Encontro Anual para debater e avaliar as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional referente ao período de 2015 a 2020. O encontro aconteceu de forma virtual e com transmissão AO VIVO pelo YouTube durante três dias e contou com a participação de todas as pró-reitorias e superintendências da Universidade.

O encontro foi acompanhado pelo reitor, o professor José de Arimatea de Matos, e também pelo vice-reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto. Ambos estão encerrando a gestão a frente da Universidade e aproveitaram o encontro para fazer um balanço das metas alcançadas e superadas nos últimos anos dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional.

A cada apresentação, o reitor Arimatea apresentou as análises das metas de cada setor e trouxe os números para a comunidade acadêmica. Entre as informações, o reitor esclareceu que de 2015 a 2019, a Ufersa conseguiu investir R$ 65 milhões de recursos de capital direcionados a construção de novos prédios – a exemplo dos restaurantes e residências universitárias em todos os campi. Segundo o reitor, também foram investidos nos últimos cinco anos, R$ 192 milhões em custeio (recursos para manutenção) e mais de R$ 1,1 bilhão em pessoal.

“A Ufersa que vemos hoje é uma universidade que conseguiu avançar e muito em todos os setores nos últimos anos. Da assistência estudantil, ao ensino, pesquisa, extensão, inovação, sustentabilidade, inclusão, infraestrutura, podemos afirmar que tivemos grandes melhoras no desenvolvimento desta instituição federal que forma profissionais e que entrega cidadãos para a sociedade”, explicou o reitor.

A organização e o acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufersa são atribuições da Pró-reitoria de Planejamento, a Proplan. O PDI é o documento que identifica a Instituição, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver.

Segundo o pró-reitor de planejamento, o professor Álvaro Macedo, a Ufersa está encerrando um ciclo do PDI e iniciando outro. “Enquanto Proplan, já desenvolvemos uma base para um novo PDI. Sabemos que vem aí uma nova gestão e que os próximos gestores terão as prerrogativas para qual caminho seguir, mas é importante destacar que o PDI é construído junto à comunidade. Por isso que nós convidamos a nossa comunidade para discutirmos e fazer esse diálogo sobre as novas metas e assim construir uma universidade cada vez melhor”, destacou Álvaro.

Acompanhe o Encontro Anual do PDI da Ufersa

Veja o PDI da Ufersa 2015 – 2020