Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Colação de Grau online forma concluintes do Semestre Suplementar

Formatura 14 de agosto de 2020. Visualizações: 2296. Última modificação: 14/08/2020 10:33:24

Por videoconferência, concluintes do Semestre Suplementar 2020.3 acompanharam a Solenidade de Colação de Grau online

A colação de grau é um dos momentos mais importantes da vida universitária e, mesmo com os contratempos impostos pela pandemia da Covid-19, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido adaptou a solenidade para conceder o título de graduação aos 52 concluintes no Semestre Suplementar (2020.3) dos cursos ofertados no Campus Sede, em Mossoró, e nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Uma estrutura montada na Sala dos Conselhos, instalada no Prédio da Reitoria, transmitiu o cerimonial pelo perfil da Ufersa no YouTube, enquanto os formandos participaram por uma plataforma de videoconferência, na noite desta quinta-feira, 13 de agosto.

Ficar distante e ver a Esam/Ufersa sem as pessoas me fez refletir o quanto é difícil o espaço da universidade sem vida

Maria do Carmo (Dona Mariquinha), paraninfa dos concluintes
Clique AQUI para rever a transmissão da solenidade.

A solenidade foi presidida pelo professor José de Arimatea de Matos, reitor da Ufersa, ladeado pelo professor Rodrigo Nogueira de Codes, pró-reitor de Graduação, e pela paraninfa geral das turmas Maria do Carmo dos Santos Galdino de Andrade (Dona Mariquinha); alguns poucos concluintes selecionados para discursar; e uma reduzida equipe de apoio técnico – todos cumprindo medidas sanitárias de distanciamento, uso de máscara e de álcool gel.

Após a abertura oficial, por volta das 19h30, os concluintes foram apresentados, conforme os seus respectivos cursos. De Angicos, Computação e Informática, Sistema de Informação, Ciência e Tecnologia, e as engenharias Civil e de Produção; de Caraúbas, as engenharias Elétrica e Mecânica; de Pau dos Ferros, Ciência e Tecnologia, Tecnologia da Informação, e as engenharias Civil e de Software; por Mossoró, colaram grau concluintes em Administração, Direito, Ciência e Tecnologia, Licenciatura em Educação do Campo e das engenharias Agrícola e Ambiental, Civil, de Produção, Elétrica, Florestal e Mecânica.

Um dos poucos presentes na Sala, Rusiano Freitas de Maria Júnior representou os formandos na leitura do juramento, que fora respondido ao final pelos demais, cada um em sua casa, de pé e com a mão direita estendida. O momento precede a Outorga do Grau, um dos atos mais importantes da solenidade, pois chancela diante da comunidade acadêmica e seus familiares que os concluintes completaram os requisitos exigidos pela lei e pelos regulamentos para exercer uma profissão de nível superior.

Distância não diminui emoção dos discursos

O número de presentes para a leitura dos discursos foi reduzido e a homenagem aos pais foi gravada antecipadamente para a solenidade de Colação de Grau online dos concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.

As solenidades de Colação de Grau são sempre permeadas por emocionantes leituras de discursos que relembram trajetórias, homenageiam e proferem palavras de esperança. Entre os concluintes, desta vez, apenas à Gabryelle Tatyanne Souza Carlos coube a missão da leitura presencialmente, na condição de Oradora das Turmas. “Nossa caminhada foi longa e difícil, mas conseguimos chegar aqui e isso é fruto do nosso esforço”, disse ela, destacando ainda que “saímos da Ufersa não como entramos; saímos, pois, mais fortes. A nossa caminhada apenas começou”.

Já o formando Antônio Diego da Silva Teixeira prestou homenagem aos pais por meio de uma gravação para saudar àqueles que acompanhavam a transmissão e aos pais que estão em memória. “Vocês são os nossos primeiros mestres, professores do certo e do errado. Vocês se certificaram, se dedica, abdicaram do tempo e de muitos projetos pessoais para que pudéssemos estudar e ter uma formação profissional. Mas, além de tudo, formação de caráter! Devemos muito do tudo que somos a vocês”.

Prestes a completar 45 anos de Esam-Ufersa, a paraninfa Dona Mariquinha é a servidora técnica-administrativa responsável pelo cerimonial da universidade. Organizar uma solenidade para ser vivenciada à distância, quando tradicionalmente é marcada por abraços, choros e afetos, é uma experiência acrescida no seu extenso repertório de memórias. “Duas coisas marcaram minha vida na Esam/Ufersa: aqui construí uma família, fui mãe e, hoje, avó; a outra é o meu agradecimento a Deus – todas as manhãs – por ter o meu lugar e o meu trabalho, que faço com amor, zelo e dedicação. Ser paraninfa em tempos de distanciamento social, com todos esses anos de instituição, me emociona porque vivo intensamente o espaço da minha sala”, relembra ela, comovida, ao concluir que “ficar distante e ver a Esam/Ufersa sem as pessoas me fez refletir o quanto é difícil o espaço da universidade sem vida”.

Noite de despedidas!

Professor José de Arimatea de Matos (ao centro) preside a sua última solenidade de Colação de Grau, antes do término da gestão à frente da Reitoria da Ufersa.

Entre as tantas marcas deixadas pela solenidade em formato online, vale destacar a conquista da concluintes Camila Perin de Carvalho, residente de Coronel João Pessoal, cidade do Alto Oeste potiguar. Ela é a primeira formada do curso de Engenharia de Software e desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC sobre a inclusão sociodigital, recebeu nota 10, sob orientação da professora Dra. Laysa Mabel, coincidentemente, também a primeira mulher formada em Ciência da Computação pela Ufersa.

Aqueles que ingressam nesta universidade ganham um novo sobrenome, portanto vosso sobrenome agora também é UFERSA. Sobrenome que irão usar e se orgulhar por toda a vida

José de Arimatea de Matos, reitor da Ufersa
Em sua fala ao fim da solenidade, o reitor José de Arimatea de Matos fez questão de mencionar o feito de Camila, sobretudo para destacar a importância da interiorização do Ensino Superior. Esta solenidade, por sinal, também é uma ocasião marcante para o professor José de Arimatea, que fecha o ciclo na condição de reitor após 8 anos, divididos em duas gestões, à frente da Administração Central da universidade.

Agora no mês de agosto, somam-se mais de 2.900 dias dedicados à gestão universitária, considerando que “mesmo durante os dias de férias, me conectava para acompanhar o andamento dos trabalhos”, conforme ele pontua ao mencionar a marca de 60 solenidades de formatura que presidiu para conceder o título de graduação a 7.672 profissionais formados nos quatro campi da Ufersa.

Emocionado, contextualizou as circunstâncias do momento, ressaltou o mérito dos concluintes, o orgulho dos familiares e amigos, agradeceu pela dedicação dos profissionais (professores, técnicos-administrativos, terceirizados e demais colaboradores), mas, sobretudo, falou de futuro: desejou êxito aos novos profissionais e também ao anunciou sua aposentadoria:

(*)“Caros formados,

Sabemos que esta formatura, em especial neste momento que vivemos e num semestre suplementar, resulta do esforço de cada um de vocês, mas também de seus pais, cônjuges, familiares, do apoio de amigos e amigas, e muito da contribuição coletiva do trabalho dos professores e professoras, de técnicos administrativos e terceirizados da UFERSA.

Costumo falar que aqueles que ingressam nesta universidade ganham um novo sobrenome, portanto vosso sobrenome agora também é UFERSA. Sobrenome que irão usar e se orgulhar por toda a vida.

Passaram-se três, quatro ou cinco anos e, hoje, vocês estão substancialmente melhores em comparação ao ingresso, não apenas profissionalmente, mas, acima de tudo, como seres humanos e cidadãos, pois a UFERSA diploma profissionais e forma cidadãos e cidadãs!

Vocês são vencedores! Mas, lembrem-se, a caminhada continua e, de cabeça erguida, enfrentem as próximas batalhas que virão, lutem, estejam no caminho do bem, coloquem-se em prol de uma humanidade mais justa e fraterna, sejam éticos, doem-se para um mundo melhor. Efetuem suas atividades com alegria, plantem um futuro próspero, regue-o com amor e dedicação e colherão frutos de uma vida nova, de felicidades e realizações.

Vivam e façam a diferença na vida de todas as pessoas que vocês encontrarem. Deus está com cada um de vocês. Muitas felicidades e conquistas é o que desejamos. Acreditem, força e coragem!

Caros concluintes,

Agradecemos por terem escolhido a UFERSA para fazer parte desta vossa vitória. Temos a convicção de que todos os seus momentos em nossos espaços de convivência passaram a ser históricos e inesquecíveis. Façam com que essa sólida amizade de hoje entre vocês perdure para sempre. E saibam que a UFERSA continua de vocês! Como continua minha que, em breve, encerrarei meu mandato e, depois, me aposentando.

Finalizamos desejando sucesso a cada um dos formados e que Deus os iluminem!

Declaro encerrada esta sessão solene, que teve como fim a concessão de grau aos graduandos do semestre suplementar 2020.3 da UFERSA.

Boa noite e muito obrigado.”

*Trecho extraído do discurso lido durante Solenidade de Colação de Grau do Semestre Suplementar 2020.3, em 13/08/2020, na Sala dos Conselhos da Ufersa.

Conheça os cursos de graduação ofertados pela Ufersa.
Saiba mais sobre o Semestre Suplementar 2020.3.
Acompanhe as ações da Ufersa no enfrentamento à Covid19.

Solenidade de Colação de Grau online para os concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.
Solenidade de Colação de Grau online para os concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.
Solenidade de Colação de Grau online para os concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.
Solenidade de Colação de Grau online para os concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.
Solenidade de Colação de Grau online para os concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.
Solenidade de Colação de Grau online para os concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.
Solenidade de Colação de Grau online para os concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.
Solenidade de Colação de Grau online para os concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.
Solenidade de Colação de Grau online para os concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.
Solenidade de Colação de Grau online para os concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.
Solenidade de Colação de Grau online para os concluintes do Semestre Suplementar 2020.3.