Professores e pesquisador da Ufersa lançam livro sobre Testes de Hipóteses Estatísticas

Publicações 13 de agosto de 2020. Visualizações: 3108. Última modificação: 13/08/2020 10:25:28

Os professores Janilson Pinheiro de Assis e Roberto Pequeno de Sousa, e o pesquisador Paulo César Ferreira lançam livro sobre Testes de Hipóteses Estatísticas. Foto: Cedida.

Os professores doutores Janilson Pinheiro de Assis e Roberto Pequeno de Sousa e o pesquisador doutor Paulo César Ferreira Linhares, do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais (DCAF) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), lançaram, no último dia 11 de agosto, a obra intitulada “Testes de Hipóteses Estatísticas” que recebeu o selo da Editora da Ufersa, a EdUFERSA. A  obra está disponibilizada gratuitamente em forma de E-book através do link: https://livraria.ufersa.edu.br/testes-de-hipoteses-estatisticas/.

Segundo os autores, este livro é um texto necessário e atraente como uma publicação didática. Ele não se dirige a nenhuma área específica de aplicação do método estatístico. Sua finalidade é de natureza bem ampla e apesar de escrito em nível elementar, ele destina-se a todos os cursos superiores em que é ensinada a metodologia estatística, sendo exigido do leitor conhecimentos básicos de probabilidade, matemática, estatística e noções de amostragem.

Nesta obra, os autores abordaram um dos temas da inferência estatística, ou seja, testes de hipóteses estatísticas, que é indicada para todos os estudantes e técnicos que utilizam a estatística direta ou indiretamente. Mostra tanto a teoria como a prática paramétrica, tais como os testes t de Student e os testes Z baseado na distribuição normal de probabilidades, bem como o teste não paramétrico do qui-quadrado, para o estudo de uma ou duas populações estatísticas, ilustrando suas aplicações com diversos exemplos práticos, disponibilizando para os leitores um apêndice constituído de formulários e tabelas para consulta na aplicação dos testes.

“O leitor terá facilidade na assimilação do assunto, pois os capítulos seguem uma ordem e sequência lógica e bem didática. São mostrados no final do livro diversos exemplos, tabelas auxiliares, o alfabeto grego, formulários dos principais tipos de testes de hipóteses paramétricos em uma tabela resumo, bem como referências bibliográficas para o leitor interessado em se aprofundar mais no assunto”, ressalta o professor Janilson.

Esta obra tem como principal objetivo atingir o público dos alunos de graduação dos cursos de ciências exatas, engenharias, administração, ciências contábeis, agronomia, zootecnia, engenharia de pesca, biologia, ecologia, medicina veterinária, medicina, bem como os demais cursos que tenham alguma abordagem quantitativa dos seus conteúdos programáticos. “No entanto, pesquisadores, técnicos, dirigentes de empresas, profissionais que utilizam a estatística em suas atividades profissionais, bem como alunos de pós-graduação, podem se nortear e se beneficiar com a leitura deste livro”, pontua o professor Roberto.

A abordagem é moderna, por isso a ferramenta computacional pode e deve ser uma extensão da ferramenta estatística a ser utilizada na resolução dos problemas, mas nunca substituindo o espírito crítico, o conhecimento e a opinião do leitor. “Nesse contexto, sugere-se o uso do software R-project, haja vista ser um programa computacional atual, além de ser gratuito e de código livre, sendo o seu uso de caráter frequente e geral na grande maioria das empresas e universidades do Brasil e do mundo”, diz o pesquisador Paulo César.