Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Primeira edição online do Exame de Proficiência supera expectativas

Internacionalização, Internacionalización, Internationalization, Serviços 11 de agosto de 2020. Visualizações: 2780. Última modificação: 11/08/2020 13:43:59

O Centro de Línguas do Semiárido – CELIS realizou, pela primeira vez na sua história, o Exame Online de Proficiência Leitora em Línguas Estrangeiras (cf. Edital 004 ARI/CELIS). A oferta do exame de proficiência no regime online atraiu milhares de candidatos de diferentes partes do Brasil, de Sarandi (PR) a Urucurituba (AM), de Natal (RN) a Porto Alegre (RS), e até mesmo de outros países. Ao final, foram homologadas as inscrições de mais de 1400 candidatos.

O Assessor de Relações Internacionais da UFERSA, Arthur Queiroga, que coordena esta edição online do Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras, acredita que a enorme procura se justifica no fato de que, durante a pandemia e o isolamento social, muitos programas de pós-graduação estão dando continuidade às suas atividades de modo remoto, ao mesmo tempo, que se tornaram escassas as ofertas de exames de proficiência no Brasil. Além da UFERSA, “temos conhecimento de que poucas instituições de ensino superior públicas estão oferecendo exames no regime online”, aponta Arthur Queiroga.

A aplicação dos exames de proficiência para inglês e espanhol do CELIS ocorreu no último sábado, dia 8 de agosto (manhã e tarde), e mobilizou uma equipe grande de pessoas, com professores, técnicos e monitores envolvidos para o bom sucesso da aplicação. Nessa edição, houve taxas de presença bastante altas, se comparadas com as taxas habituais dos exames realizados presencialmente. No inglês, 94,5% dos candidatos participaram do exame. No espanhol, a taxa de presença foi de 95,5%, números bastante significativos e que parecem reforçar a necessidade de ações que permitam às pessoas dar andamento às suas vidas com alguma normalidade, mesmo em uma época tão difícil para todos.

A fim de garantir a credibilidade e a confiabilidade do exame e de garantir aos candidatos a segurança necessária para a sua participação, foram usadas duas diferentes plataformas, além do SIGAA Extensão. O Google Meet funcionou como o espaço de acesso e de identificação dos candidatos e também para anunciar as instruções necessárias. O Google Forms foi a plataforma de realização do exame. Nesse exame em particular, os candidatos tiveram de manter suas câmeras ligadas durante todo o exame, o que permitiu à equipe do CELIS um acompanhamento bastante eficiente dos candidatos.

Por ser a primeira vez que se realiza um exame online e com uma tão expressiva procura, muito além do que se costuma ver nos exames presenciais, “certamente algumas falhas foram cometidas, mas assumimos a postura de tentar corrigi-las sempre que elas implicassem algum prejuízo aos candidatos”, lembra Mário Martins, coordenador do Centro de Línguas do Semiárido (CELIS).

Apesar da contínua procura por uma nova edição do Exame de Proficiência, o CELIS pretende manter a sua agenda de um exame de proficiência por semestre letivo. A próxima edição está programada para novembro, correspondente ao semestre letivo 2020.1.

Fazem parte da equipe do CELIS Arthur Queiroga, Anderson Souza, Bruno Coriolano, Fábio Braga, Jeanderson Lopes, José Roberto Barbosa, Liebert Muniz e Mário Martins, com a colaboração de Antonio Mesquista e Kenya Silva.