Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Projeto de extensão proporciona despedida virtual no contexto da pandemia da Covid-19

Extensão 6 de agosto de 2020. Visualizações: 1800. Última modificação: 06/08/2020 17:03:35

Proporcionar um momento virtual de homenagens personalizadas para pessoas que perderam alguém querido nesse momento de pandemia e não puderam realizar os rituais de despedida. Esse é o objetivo do Projeto de extensão “Adeus – Despedidas Virtuais”, uma ação financiada pelo edital 02/2020 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) de apoio a produtos de extensão e cultura para prevenção, combate e minimização dos efeitos da Covid-19.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Andrea Maria Ferreira Moura, a ideia é proporcionar um momento de homenagens através da produção de um material audiovisual. “Nós sabemos que por trás de cada número há uma saudade e uma história que merece ser contada”, ressalta a vice-coordenadora do projeto, a servidora técnico-administrativa Fernanda Freire Lima. A ação é voltada para qualquer família que tenha perdido um ente querido neste período de pandemia. A estimativa é atender pelo menos 25 famílias.

O produto oferecido na ação é uma forma de minimizar a impossibilidade da realização dos rituais convencionais de despedida. Também é disponibilizado um tutorial para a utilização da plataforma Google Meet, pela qual a família pode realizar uma cerimônia virtual se assim desejar. “No contato com nossa equipe, a família ou solicitante compartilha conosco fotos, vídeos, músicas, conteúdo relacionado ao falecido, que deverá compor o material audiovisual, ou seja, ele será construído com a participação do solicitante. Estamos construindo também nossa página no instagram: @adeusdespedidasvirtuais”, explica Fernanda.

O Projeto “Adeus – Despedidas Virtuais” está sendo divulgado junto à Secretaria de Saúde do Município e nos principais hospitais da cidade. O contato com a equipe pode ser realizado por meio do e-mail: adeus@ufersa.edu.br