Internacionalização 3 de agosto de 2020. Visualizações: 1151. Última modificação: 04/08/2020 17:00:16

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, resilientes, seguros e sustentáveis é o 11° Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Como reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades e torna-las mais humanas e sustentáveis? Essa questão será objeto de discussão central na disciplina Cidades e Comunidades Sustentável, coordenada pelos professores Nildo da Silva Dias (Ufersa, Mossoró), Alisson Gadelha de Medeiros (Ufersa, Pau dos Ferros) e as professoras Edith Taleisnik (UCC, Córdoba, Argentina) e Marcia Regina Farias da Silva (UERN, Mossoró). Esta disciplina compõe uma das ações do convênio internacional celebrado entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e a Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Católica de Córdoba (UCC) na Argentina.

As aulas serão ministradas de forma remota, durante o período de 24 de agosto a 23 de setembro de 2020, aos discentes regularmente matriculados em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). De acordo com o professor Nildo Dias, por trata-se de uma temática interdisciplinar, o curso será dividido em 5 eixos temáticos (Fundamentos básicos da gestão ambiental; Gerenciamento dos resíduos sólidos; Saneamento, água limpa e gestão sustentável dos recursos hídricos; Planejamento urbano eficiente: moradia, transporte e qualidade do ar e; Comunidades sustentáveis). Para tanto, cada tema será ministrado com a colaboração de docentes da Ufersa (Maria Josicleide Felipe Guedes, Solange Aparecida Dombroski Goularte, Valder Adriano Gomes de Matos Rocha, Rogério Taygra Vasconcelos Fernandes, Eric Amaral Ferreira, Alisson Gadelha de Medeiros e Nildo da Silva Dias), UCC (Lelia Imhof e Mario Suarez), UERN (Marcia Regina Farias da Silva), IFRN (Karisa Lorena Carmo Barbosa e Alexandre Araújo da Silva Lopes), UFRN (Zoraide Souza Pessoa) e, doutorandos do PPG Manejo de Solo e Água da Ufersa (Jucirema Ferreira da Silva e Luciara Maria de Andrade) e da UFC (Jader Felipe Araújo Justo) e, ainda, profissionais da iniciativa privada (Joilson Marques Ferreira Filho – CEO INNOVARE Consultoria Ambiental) e do serviço público (Douglas Batista da Costa – Engenheiro da CAGECE).

Através do planejamento eficiente em investimentos de caráter público/privado e políticas de controle ambiental, bem como a colaboração participativa da sociedade, é possível encontrar soluções para os problemas das cidades e das comunidades no que se referem às condições infraestruturais de habitação e transportes, à agricultura – urbana e rural, sobretudo, às ações inerentes ao saneamento ambiental. Todos esses temas serão discutidos entre docentes e discentes de forma sinérgica, buscando o compartilhamento de ideias e práticas sustentáveis que podem tornar as cidades e as comunidades Brasileiras e Argentinas sustentáveis, acrescentou o professor Alisson Gadelha, um dos coordenadores desta atividade.
A disciplina será ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Ufersa, pela Universidade Católica de Córdoba e, também, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERN. A mesma terá carga horária de 60 horas (modalidade tópicos especiais) e, inicialmente, serão oferecidas 15 vagas para os docentes da Ufersa regularmente matriculados em um dos nossos programas de pós-graduação. Os discentes interessados podem realizar a pré-matrícula enviando solicitação endereçada ao e-mail nildo@ufersa.edu.br.

Ufersa e Universidade Católica de Córdoba oferecem disciplina sobre cidades e comunidades sustentáveis.