Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Em 15 anos de transformação, Ufersa fortalece conquistas em pesquisa, ensino e extensão

Ensino, Estudante, Extensão, Pós-graduação, Reconhecimento 31 de julho de 2020. Visualizações: 2655. Última modificação: 31/07/2020 21:34:41

Solenidade de Colação de Grau em Mossoró lotou o Expoceter. Foto: Diego Farias/Assecom/Ufersa

Mesmo no cenário desafiador em decorrência da pandemia causada pela Covid19, temos muitos motivos para celebrar o dia primeiro de agosto. A data marca o aniversário dos nossos 15 anos de transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Ao longo desse tempo, alcançamos avanços significativos e cravamos a importância da Universidade na região semiárida.

Desde a transformação, ramificamo-nos pelo interior do Rio Grande do Norte. Sediada em Mossoró, nossa expansão territorial já chega a Angicos, cujo campus fora criado em 2008; em Caraúbas, desde 2010, e na cidade de Pau dos Ferros, quando chegamos em 2012. Além dessas, também chegamos nas cidades de Grossos, Guamaré, Natal e São Gonçalo do Amarante por meio dos polos da Educação a Distância.

Conheça a Historia da ESAM/Ufersa.
Acompanhe as atividades dos nossos campi Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

A ampliação e o aprimoramento da infraestrutura são visíveis e nos permitem levar educação superior de qualidade a mais de 10 mil estudantes matriculados em 42 cursos de graduação nas mais diferentes áreas do conhecimento: Engenharias, Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, Exatas e Naturais, Sociais Aplicadas e Humanas. Por semestre, nossas colações de grau concedem título, em média, a mais de 600 novos graduados, que se formam profissionais com a marca de excelência da Ufersa.

Professor José de Arimatea de Matos, Reitor. | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

A contribuição à sociedade deixada pela Universidade é incomensurável e chega por diversas frentes, entre elas, por exemplo, nas soluções e resultados desenvolvidos em pesquisa, tecnologia e inovação. São, atualmente, 802 projetos de pesquisa em vigência e mais de 220 grupos de pesquisadores cadastrados. Nossos 18 programas de Pós-graduação stricto sensu acomodam cerca de 700 estudantes nos cursos de mestrado e doutorado. Ao longo desta uma década e meia, a Ufersa já chancelou mais de 1.600 profissionais com o título de Pós-graduação (1.367 mestres e 305 doutores).

Nossos inúmeros projetos inovadores de ensino, pesquisa e extensão aproximam o conhecimento científico da comunidade e demonstra, na prática, o poder da educação

José de Arimatea de Matos, Reitor
O elo com a sociedade é uma das dimensões mais valiosas para a Ufersa e acontece, sobremaneira, por meio das nossas ações em extensão que dialogam diretamente com os cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, são 391 ações em execução, sendo 188 projetos, 35 programas, 72 eventos, 38 cursos e 37 produtos e 21 Empresas Juniores. A Extensão também cumpre importante papel na promoção cultural por meio do Núcleo de Ensino de Música – NUE e do Núcleo de Arte e Cultura – NAC, que oferece atividades em teatro dança e música.

Fazer todo esse potencial chegar à comunidade é um desafio vencido diuturnamente e possível graças à dedicação de profissionais altamente qualificados e comprometidos com a educação superior. Dos nossos 702 professores, 530 são doutores e 142 são mestres. Já no quadro de 536 técnicos-administrativos, 170 são profissionais com título de mestrado, 28 doutores e 205 especialistas e se some ainda os colaboradores terceirizados.

As ações de ensino, pesquisa e extensão da comunidade acadêmica projetam a instituição país afora e para o mundo. Desde 2007, quando a Assessoria de Relações Internacionais foi criada, diversos acordos de cooperação com instituições estrangeiras viabilizaram mobilidade (in e out) a mais de 150 estudantes. Um passo importante neste sentido foi dado recentemente com a vinculação à United Nations Academic Impact – UNAI, iniciativa das Nações Unidas que promove uma rede de compartilhamento de conhecimento, pesquisa e soluções pautada nos valores da ONU.

À frente da Administração Central da Ufersa, o Reitor José de Arimatea de Matos pondera o quanto os avanços da instituição refletem no desenvolvimento da região. “O crescimento da Universidade implica diretamente na mudança da nossa realidade social. Os nossos inúmeros projetos inovadores de ensino, pesquisa e extensão aproximam o conhecimento científico da comunidade e demonstra, na prática, o poder da educação”, avalia o professor.

O mês de aniversário dos 15 anos da Ufersa também coincide com a despedida do professor José de Arimatea do cargo de Reitor, posto que ocupou pelos últimos 8 anos. Em sua avaliação, a Universidade é um marco de orgulho, sobretudo pelas incontáveis histórias de transformação na vida daqueles que carregam o “sobrenome Ufersa”. “O Estado do Rio Grande do Norte e toda a região do Semiárido brasileiro tem motivos de sobra para se orgulhar da nossa Ufersa, uma instituição vocacionada à promoção do conhecimento científico, da sustentabilidade, da inclusão e do desenvolvimento regional”, conclui o Reitor.

Programas de Pós-graduação.
Ações de Extensão.
Graduação presencial e a distância.
SiSU.

Visão panorâmica da Campus Sede da Ufersa, em Mossoró. A Universidade mudou a paisagem do Semiárido. | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Reconhecimento – Esse reconhecimento vem também em prêmios e bons indicadores concedidos por importantes instituições. Em avaliação do MEC, alçamos como a 5ª melhor universidade federal do Norte e Nordeste, conceito 4, numa escala cujo conceito máximo é 5 no Índice Geral de Cursos – IGC. Pelo CNPq, recebemos o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica 2017, na categoria Mérito Institucional, pela participação no Programa Institucional de Iniciação Científica e por termos o maior índice de bolsistas egressos titulados na pós-graduação.

Passamos a integrar a lista elaborada pela Times Higher Education – THE, instituição internacional especializada em rankings universitários, na qual aparecemos com destaque entre as melhores universidades da América Latina. Em 2019, a Universidade figurou pela primeira vez no World Universities Ranking da THE como a única instituição de ensino superior do interior do Brasil a aparecer na avaliação.

Outra conquista importante veio com o Selo Solar, aferido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina, o Instituto Ideal em reconhecimento à instituição pela instalação e o funcionamento da Usina Fotovoltaica. Esses são apenas alguns exemplos, visto que muitas outras congratulações são rotineiramente conquistadas pela nossa comunidade acadêmica, revelando destaque em suas áreas de atuação e imprimindo a excelência da Ufersa para o desenvolvimento do Semiárido brasileiro.

Relembre alguns dos nossos prêmios, comendas, condecorações e homenagens.

Laboratório montado para dar suporte aos interessados em participar com ideias
Durante aula prática no Laboratório de Miscroscopia do curso de Medicina da Ufersa. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom.
Alunos do Ensino Médio descobrindo o microscópio dos laboratórios da Ufersa / Foto cedida
Laboratório de Análise de Leite. Será um dos laboratórios da Ufersa usados pelo Serviço de Inspeção Municipal - Foto cedida
Alunos do curso de C&T em aula de laboratório na Ufersa | Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Grupo Quarteto Órum (NUEM/Ufersa) durante abertura do I Colóquio em AEE | Foto: Mikael de Meneses/NEaD/Ufersa
Robótica nas Escolas é uma das iniciativas de Extensão desenvolvidas pela Ufersa |Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Reitor Arimatea Matos dando as boas vindas e conferindo os produtos da Feira Agroecológica na Ufersa
Encerramento Feira de Ciências do Semiárido / Foto Eduardo Mendonça Assecom
Conselheiros do CONSEPE aprovando a suspensão das aulas da graduação / Foto Assecom
Entre os serviços, o novo consultório odontológico da Ufersa Mossoró vai oferecer raspagem, profilaxia, aplicação tópica de flúor, orientação preventiva, restauração, extração simples e atendimento de urgência odontológica / Foto Assecom Ufersa
Restaurante Universitário Caraúbas / Foto Assecom
O reconhecimento dá um diferencial importante aos egressos da Residência Multiprofissional dos programas da Ufersa / Foto Eduardo Mendonça Assecom
Pisos táteis instalados na Biblioteca em Mossoró / Foto Felipe Cafrê
Exposição durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Evento de acolhimento para o semestre de 2015.2 aconteceu na Biblioteca do Câmpus Central Foto: Assecom/Ufersa
Comemorações pelo Dia Mundial da Saúde / Foto Eduardo Mendonça