Inscrições abertas para o I Seminário Pesquisadores em Formação: Linguística Funcional

Eventos 29 de julho de 2020. Visualizações: 1753. Última modificação: 30/07/2020 16:48:58

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Pesquisadores em Formação: Linguística Funcional que visa oferecer a estudantes de graduação e de pós-graduação um panorama sobre a pesquisa linguística no funcionalismo. O evento será realizado entre os dias 11 e 20 de agosto de 2020 e contará com conferências e mesas-redondas de importantes nomes da área, do cenário nacional e internacional. Todas as atividades serão transmitidas pelo YouTube e terão tradução simultânea em Libras realizada pela equipe de intérpretes do Campus Caraúbas. As inscrições estão sendo realizadas até o dia 10 de agosto pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Ufersa. Pelo mesmo sistema, o participante poderá emitir o certificado de participação.

A iniciativa é coordenada pelos professores Cibele Naidhig de Souza (DLCH – Departamento de Linguagens e Ciências Humanas – Ufersa-Caraúbas), Mário Martins (DLCH, Ufersa-Caraúbas), em parceria com a professora Taísa Robuste (Universidade Federal do Paraná, Curitiba). Para maiores informações, entrar em contato pelo Instagram do evento @splf.ufersa.2020 e pelos e-mails cibele.naidhig@ufersa.edu.br, mario.martins@ufersa.edu.br e taisarobuste@gmail.com

Confira a seguir a programação na íntegra:

SEMANA 1

• Dia 11/08/2020, 14h – Mesa-redonda Descrição gramatical em diferentes modelos funcionalistas, com Prof. Dr. Michel Gustavo Fontes (UFMS, Três Lagoas) e Prof. Dr. Juliano Desiderato Antonio (UEM, Maringá).
  • Dia 12/08/2020, 16h – Conferência Construções em perspectiva diacrônica: uma análise dos auxiliares ingleses com Prof. Dr .Spike Gildea (University of Oregon).
  • Dia 13/08/2020, 14h – Mesa-redonda Mudança linguística no funcionalismo, com Prof. Dr. Edson Rosa Francisco de Souza (UNESP, São José do Rio Preto ), Prof. Dra. Taísa Peres de Oliveira (UFMS, Três Lagoas) e Profa. Dra. Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN, Natal).

SEMANA 2

• Dia 18/08/2020, às 9h – Mesa-redonda Descrições linguísticas funcionalistas, com Profa. Dra. Marize Mattos Dall´Aglio-Hattner (UNESP, São José do Rio Preto) e Prof. Dra. Márcia Teixeira Nogueira (UFC, Fortaleza).
  • Dia 18/08/2020, às 14h – Conferência A gramática funcional: processos e funções com Dra. Maria Helena de Moura Neves (UNESP, Araraquara; MACKENZIE).
  • Dia 19/08/2020, às 14h – Conferência Gramaticalização em línguas de sinais: desafios para o funcionalismo com Dra. Angélica Rodrigues (UNESP, Araraquara).
  • Dia 20/08/2020, 14h – Conferência Um olhar europeu para o funcionalismo linguístico com Prof. Dr. J Lachlan Mackenzie (University of Amsterdam).