Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Grupo de Pesquisa Cidade, História e Memória lança o e-book “A cidade não para e a memória não perece”

Pesquisa, Publicações 30 de junho de 2020. Visualizações: 1086. Última modificação: 30/06/2020 13:04:46

O e-book “A cidade não para e a memória não perece” foi organizado por professores do Grupo de Pesquisa Cidade, História e Memória.

O Grupo de Pesquisa Cidade, História e Memória da Ufersa lançou na última quarta-feira, 24 de junho, o e-book “A cidade não para e a memória não perece: a preservação patrimonial e as transformações urbanas na contemporaneidade”, organizado pelos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo Anna Cristina Andrade Ferreira, Daniel Paulo de Andrade Silva, Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros e Monique Lessa Vieira Olimpio. A obra se propõe a apresentar pesquisas vinculadas ao tema da memória urbana, abordando pontos que remontam ao direito à cidade, à ocupação de áreas de valor histórico, a formação urbana e história das cidades e aos instrumentos aplicados na documentação e preservação do patrimônio cultural. A editoração foi realizada pela Editora Fi e o livro foi produzido com fomentos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) da Ufersa e do Campus Multidisciplinar da Ufersa em Pau dos Ferros. O link para download do e-book é https://www.editorafi.org/789cidade

Segundo a professora Anna Cristina, líder do grupo de pesquisa e uma das organizadoras do livro, esta coletânea intitulada “A cidade não para e a memória não perece: a preservação patrimonial e as transformações urbanas na contemporaneidade” é resultado do esforço conjunto entre professores e alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e colaboradores externos de discutir questões imprescindíveis à problemática atual da preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico no país. A proposta de construir este escopo de trabalho partiu do Grupo de Pesquisa Cidade, História e Memória, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (DCSAH-Ufersa).

“Os artigos expostos nesta obra traçam um panorama das discussões patrimoniais, urbanas e arquitetônicas que caracterizam o contexto atual no Brasil. As pesquisas partem de interlocuções acadêmicas e objetivam oferecer uma contribuição ao debate em perspectiva nacional, intentado oferecer material às futuras pesquisas, ampliando o leque de produções sobre o tema. Além de se dirigir aos pesquisadores atuantes, este livro busca também a função didática de formação e, por conseguinte, procura atingir o público discente e aprofundar suas reflexões críticas. As preocupações aqui são acadêmicas, porém a linguagem acessível dos textos permite ao leitor não especialista nos temas o acesso à informação disposta. A intenção é divulgar as considerações aqui coletadas e analisadas ao maior público possível de forma a popularizar a discussão sobre o patrimônio edificado e urbano e, assim, contribuir à permanência do passado que constrói nossa identidade enquanto nação e enquanto povo”, afirmou a docente.

Sobre o Grupo de Pesquisa Cidade, História e memória – O conhecimento histórico é imprescindível para a formação intelectual do arquiteto e urbanista, devido à necessidade de se entender os aspectos urbanos e sociais que geraram as diversas transformações ocorridas na arquitetura e no espaço das cidades ao longo do tempo, que culminaram na nossa sociedade atual. Assim, o Grupo de Pesquisa Cidade, História e Memória tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de graduação e pós-graduação na área da Arquitetura e Urbanismo, produzindo conhecimento através do desenvolvimento de pesquisas no campo temático da preservação patrimonial. Nos últimos dois anos e meio nossas pesquisas têm se debruçado sobre a problemática da manutenção, preservação e conservação de edificações e de sítios urbanísticos históricos de cidades do Sertão Nordestino, além da preservação de biomas como a Caatinga, considerada patrimônio nacional, através do seu conhecimento e utilização em projetos paisagísticos.