Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Projeto da Ufersa é selecionado em edital da CAPES para enfrentamento à Covid-19

Saúde 29 de junho de 2020. Visualizações: 1993. Última modificação: 29/06/2020 13:11:40

O projeto “Sistema especialista multicamadas de triagem remota inteligente e alocação (SEMcTrA): triagem, sincronização e encaminhamentos para controlar a COVID-19”, coordenado pelo professor Leiva Casemiro Oliveira, é um dos contemplados na lista do Resultado Preliminar do edital “CAPES – Telemedicina e Análises de Dados Médicos”.

A iniciativa visa à criação de um sistema remoto para triagem classificatória inteligente que permitirá a troca de informação qualificada e a comunicação estratégica, além da organização dos fluxos de tomada de decisão e o apoio à alocação de recursos para controlar, no interior do sistema público de saúde, a Covid-19. O projeto está ancorado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação – PPgCC (UFERSA/UERN) e conta com 11 pesquisadores, dois alunos de mestrado (duas bolsas) e dois de pós-doutorado (duas bolsas).

O certamente da Capes integra um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para o enfrentar a COVID-19 e estudar temas relacionados a endemias e epidemias. Está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.

A proposta da Ufersa é uma das 23 selecionadas e se soma aos mais de 270 pesquisadores que estarão envolvidos nos estudos sobre criação de sistemas inteligentes de informação e comunicação para consultas remotas, análise de dados médicos, diagnóstico e auxílio na tomada de decisão entre outras pesquisas.

Acesse o resultado preliminar do Edital CAPES nº 12/2020 – Telemedicina e Análise de Dados Médicos.

Sobre o projeto

A triagem segue o fluxo protocolar para Covid-19, e usará dados sintomáticos e clínicos, fornecidos pelo usuário, para a primeira camada de inteligência e os dados contidos nas bases de e-Saúde sobre morbidade, epidemiológicos, georreferenciados e em dashboards, para o segundo nível de inteligência; permitirá a comunicação remota entre cidadãos e serviços de saúde, além da organização dos fluxos de tomada de decisão e o apoio à alocação de recursos para controlar, no interior do sistema público de saúde, a Covid-19.

Os dados servirão para o cálculo do coeficiente de probabilidade de Covid-19 (Pcovid) usado para auxílio da tomada de decisão. Também serão utilizados para gerar o índice de zonas de risco (IZR) utilizando métodos de inferência baseado em aprendizagem de máquina. As soluções a serem desenvolvidas no projeto podem servir, posteriormente, à extrapolação para situações similares de grande repercussão na região nordeste, como a Dengue, Zika, Chikungunya e Síndrome de Guillain-Barré.

A proposta tem por objetivo projetar e implementar um sistema especialista para triagem remota inteligente de Covid-19, alocação de pacientes e determinação das zonas de risco. Juntamente com a proposição de estratégias para o módulo de coleta de informação e formação da base de inferência, e o módulo de comunicação síncrona e assíncrona para telessaúde.

Os proponentes do projeto explicam que as soluções que auxiliem a tomada de decisão por triagem remota inteligente permitem gerir e alocar de forma efetiva recursos, insumos e acesso a serviços, condição sine qua non para superar o momento que vivenciamos.  Além do sistema SEMcTrA, a formação de recursos humanos será outra grande contribuição. Vale destacar que o sucesso desse projeto trará ao país um arcabouço estratégico para o uso de telessaúde e tele-educação no combate a pandemias.

O professor Leiva Casemiro Oliveira externa o convite a toda a comunidade acadêmica. “Gostaríamos de externar o desejo para que a comunidade se sinta convidada a participar da proposta aprovada. Toda ajuda é importantíssima e esperamos conseguir resultados que ajudem no combate à Covid-19”.

Acesse à página com mais informações da UFERSA neste período de enfrentamento à Covid-19.