Projeto Ajuda dos Universitários prepara estudantes para o Enem

Extensão 25 de junho de 2020. Visualizações: 2588. Última modificação: 25/06/2020 18:19:45

Oferecer auxílio para os estudos referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Essa é a proposta de um grupo de professores do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatística – DCME, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, ao idealizar e colocar em prática o Projeto de Extensão Ajuda dos Universitários. O diferencial do Projeto é a utilização da plataforma WhatsApp. O DCME reúne professores de matemática, física e química da Ufersa.

O Projeto conta com a participação de seis orientadores (professores da Ufersa) e  38 tutores (estudantes universitários), sendo 23 da Ufersa e 15 de outras instituições (UERN, UFRN e UFC). Os tutores são estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharias, Ciência da Computação e Direito.

Segundo a vice-coordenadora do Projeto, a professora Luiza Helena Félix de Andrade, estão sendo beneficiados 180 alunos secundaristas, distribuídos em 12 turmas, cada uma com 15 alunos. “O Projeto atende, na sua maioria, estudantes do Rio Grande do Norte e do Ceará, mas também temos da Bahia, São Paulo e do estado do Pará” afirma a professora Luiza Helena, acrescentando que a maior parte dos participantes é de escola pública.

O Projeto Ajuda dos Universitários utiliza como metodologia a mentoria que é auxiliar uma pessoa menos experiente via WhatsApp. “Como no Programa Mentoring formamos 12 grupos de Whatsapp, com 15 alunos em cada grupo e três tutores: um de matemática, um de física e um de química” explicou.  Toda semana é passada uma lista de exercícios com os principais assuntos abordados no Enem, além disso, são disponibilizadas vídeoaulas que são gravados pelos tutores (universitários). A escolha da plataforma WhatsApp se deu pelo fato de muitas operadoras fornecerem o acesso à rede social de forma gratuita possibilitando, dessa forma, um maior número de estudantes beneficiados.

Os participantes dos grupos dispõem ainda de dicas de produtividade e de gestão do tempo de estudo, além da resolução dos exercícios da lista. “A cada semana uma nova lista, uma nova dica e uma nova aula de cada matéria” pontuou. O Projeto promove também encontros virtuais realizados pelo Google meet. “Assim, os tutores são os mentores dos alunos nessa caminhada até o Enem” relatou Luiza Helena. “No nosso Instagram daremos dicas sobre os conteúdos e de produtividade e faremos posts sobre as profissões. A ideia é abordar a cada semana uma profissão diferente para que possamos auxiliar os pré-universitários numa melhor escolha profissional” finalizou.

Integram o Projeto Ajuda dos Universitários os docentes da Ufersa: Paulo César Linhares (Coordenador e orientador de matemática); Luiza Helena Félix de Andrade (idealizadora, vice-coordenadora e orientadora de matemática); Subênia Karine de Medeiros (Orientadora de Física); Jusciane Costa e Silva  (Orientadora de Física); Taciano Sorrentino   (Orientador de Física); Késia Kelly Vieira de Castro (Orientadora de Química).

Inscrições para Lista de Espera em novas turmas: https://www.instagram.com/ajuda_dos_universitarios/?igshid=116jmtakxqj4g

Confira a primeira aula do Projeto Ajuda dos Universitários: https://drive.google.com/file/d/18pSVQldhxAIF6mJs6YBlxQ-MKwDV4WYB/view?usp=sharing