Colégio Eleitoral finaliza Relatório da Consulta à Lista Tríplice

Gestão 17 de junho de 2020. Visualizações: 950. Última modificação: 17/06/2020 18:04:16

Professores Rodrigo Codes e Edcarlos Alves, primeiro colocados na consulta para reitor da Ufersa / Imagem reprodução

O Colégio Eleitoral finaliza nesta quarta-feira, dia 17, o Relatório com resultado da consulta realizada na última segunda-feira, dia 15, à comunidade acadêmica para formação da Lista Tríplice à Reitoria da Ufersa. Após vencida a fase recursal, o documento será enviado ao Conselho Universitário – CONSUNI, para deliberação da Lista encaminhada ao Ministério da Educação – MEC.

A chapa 70 – “Novas conquistas, compromisso e ação!”, encabeçada pelo professor Rodrigo Codes, tendo como vice o professor Edcarlos Alves, liderou a votação com 37,55% dos votos, sendo maioria nas três categorias. Ao todo, a chapa vencedora obteve 2.115 votos, sendo 1.694 de alunos, 173 de técnico-administrativos e 248 professores.

Professor Rodrigo Codes é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará e em Engenharia Generalista pela Ecole Centrale de Lyon, na França; Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais (UFC); Doutorado em Engenharia Mecânica e de Materiais na Ecole Normale Supérieure de Cachan (ENS Cachan, França), com estágio doutoral na Norwegian University of Science and Technology (NTNU) na Noruega. Na Ufersa, é professor Associado I lotado no Centro de Engenharias e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.

Na trajetória administrativa e de gestão, assumiu a Pró-Reitoria de Graduação até se afastar para o processo da Consulta; atualmente preside o Comitê de Graduação, coordena o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica – COMFOR e é Avaliador de Cursos de graduação pelo INEP/MEC. Já foi chefe do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas (DCAT) por dois mandatos (2013 – 2016), membro do CONSUNI entre 2015 a 2017 e coordenador da Regional NE do Colégio de Pró-Reitores de Graduação da Andifes (2018 – 2019).

A liderança da chapa na Consulta foi amplamente comemorada nos Campi, sobretudo, porque potencializa a chegada de um representante dos Campi fora da sede à Reitoria, como é o caso do professor Edcarlos Alves do Campus Angicos. Ele é Bacharel, Licenciado, Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Ingressou na Ufersa em 2009 e, atualmente, é professor Associado I. Leciona componentes curriculares na área da Física no Curso Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

Na área administrativa e de gestão, pela segunda vez é membro do Conselho do Centro Multidisciplinar de Angicos, pelo qual tem assento no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE. Está no Consuni pela terceira vez e já passou pelo Conselho de Administração – CONSAD. Esteve à frente do Campus Angicos entre 2010 a 2012 como diretor e, na vice-direção, de 2012 a 2016. Participou do processo de instalação do Campus em sua sede própria (2011), participou da Chefia de Departamento (2017-2018), elaborou o processo de cadastro e implementação do Polo da UAB no Campus Angicos, do qual foi Coordenador por 4 anos (2016-2019).

A chapa participou do pleito com apoio da atual gestão, que tem à frente o reitor José de Arimatea de Matos. “O projeto apresentado pelos professores Rodrigo Codes e Edcarlos Alves recebeu maioria nas três categorias, o que também demonstra reconhecimento pelo nosso trabalho desenvolvido nesses últimos 8 anos. A comunidade acadêmica está de parabéns pela grande participação. Foi um processo histórico!”, ressalta o reitor José de Arimatea.

No Plano de Gestão, a chapa garantiu o fortalecimento do processo de expansão vivenciado pela Universidade, sobretudo a partir da ênfase em seis eixos de ação, que envolvem o ensino de graduação, o ensino de pós-graduação, a pesquisa e inovação, a extensão e cultura, a permanência estudantil, a gestão e planejamentos administrativos e política e valorização das pessoas. Em nota de agradecimento divulgada à comunidade acadêmica, o professor Rodrigo Codes reassumiu o compromisso com a instituição.

“Vamos empreender juntos, tenham certeza, uma Universidade forte, dialógica, ciente de seu papel e função social. Uma Universidade que enseje transformações de vida e seja esteira de mudanças de rotas e percursos; que seja impulsionadora do desenvolvimento da região semiárida e referência no nordeste brasileiro; uma Universidade de feitos notáveis e plataforma de acolhimento; inovadora, plural e inclusiva”, concluiu.

Acompanhe a página do processo de consulta à comunidade acadêmica no Portal Ufersa.