A chapa 70 composta pelos professores Rodrigo Codes, como candidato a reitor, e Edcarlos Alves, como candidato a vice-reitor, foi a grande vencedora da consulta realizada pela Ufersa ao longo de toda esta segunda, dia 15 de junho. O resultado foi divulgado cerca de 10 minutos depois de concluída a votação pela presidente da Comissão Eleitoral, a professora Elizângela Cabral. Ao todo, a chapa vencedora obteve 2.115 votos, sendo 1.694 de alunos, 173 de técnicos administrativos e 248 professores.
Segundo o relatório do sistema SIGEleição, a chapa obteve 37,55% dos votos. Em segundo lugar ficou a chapa dos professores Jean Berg Alves e Subênia Karine, em terceiro, os professores Ludimilla Carvalho e Roberto Pordeus. Já em quarto lugar, ficou a chapa dos professores Josivan Barbosa e Nilza Dutra e, em quinto, a chapa do professor Rodrigo Sérgio e Edwin Luize.
Com a consulta realizada, o Colégio Eleitoral deve emitir o relatório final do processo até o dia 17 de junho, data que começa o prazo dos recursos. Segundo o cronograma, os candidatos terão até 48 horas para formalizar questionamentos sobre o resultado do pleito. As respostas para os possíveis recursos devem sair no dia 22 de junho.
Passada a fase da consulta, o próximo passo é a formação da lista tríplice (com Rodrigo Codes, Jean Berg Alves e Ludimilla Carvalho) que será homologada pelo Conselho Universitário – CONSUNI – da própria Ufersa. Depois, essa lista deve ser encaminhada para o Ministério da Educação, em Brasília, para nomeação. A expectativa é que o primeiro da lista seja nomeado pelo MEC.
SIGELEIÇÃO – Esta foi a primeira consulta para a escolha de reitor que a Ufersa realizou de forma 100% virtual. O sistema utilizado foi o SIGEleição já testado com sucesso na consulta para a escolha dos diretores de Angicos e Caraúbas, no último dia 26 de maio. Além disso, o SIGEleição já vem sendo adotado por outras universidades federais do país, a exemplo da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que desenvolveu o sistema há 10 anos.
Antes da consulta, o sistema passou dias sendo testado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade – SUTIC, com o objetivo de garantir o pleno funcionamento sem grandes problemas. E todo o planejamento deu resultado. O SIGEleição funcionou perfeitamente durante todo o período de votação. O tempo médio de fazer o login no sistema e obter o comprovante de voto foi menor que 30 segundos. “O SIGEleição foi um sucesso na consulta da Ufersa. É mais uma tecnologia que veio para ficar e garantir segurança e rapidez neste importante processo de escolha”, comentou Elizângela.
PARTICIPAÇÃO ELEITORES
Com o sistema virtual sendo possível acessar de qualquer lugar, a participação na consulta desse ano foi maior em relação a última realizada em 2016. Pelos relatórios do SIGEleição, 40% dos alunos votaram nesta consulta. Há 4 anos, a participação discente tinha sido de 38%. Quanto aos técnicos, 90% votaram nesta consulta. Em 2016, o percentual foi de 88% nesta categoria. Já entre os professores, a participação na consulta de 2020 foi de quase 95%, contra 80% de 2016.
NÚMEROS
TOTAL – 5.749 votantes
Professores – (668) – 94,75%
Técnicos – (487) – 90,52%
Alunos – (4.594) – 39,94%