Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Fórum Permanente sobre Ambiente retoma atividades nesta quarta-feira, 3 de junho, com ciclo de palestras online

Pós-graduação 1 de junho de 2020. Visualizações: 7188. Última modificação: 01/06/2020 08:06:50

O Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS) da Ufersa, visando cumprir sua função social e levando em consideração todas as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde com relação a proteção e isolamento social para evitar o contágio do Covid-19 e, assim, minimizar a propagação do coronavírus, realizará o Fórum Permanente Sobre Ambiente a partir desta quarta-feira, 03 de junho, utilizando a Plataforma para encontros online Google Hangouts Meet.

Os encontros acontecerão nos dias 03 e 10 de junho e 01, 08 e 29 de julho do ano de 2020. Sem aglomerações de pessoas, todos os participantes (organizadores/palestrantes/público) atuarão à distância, o controle de frequência será digital e a coordenação do evento irá certificar os presentes, posteriormente, desde que o participante tenha mais que 75% de frequência. Para a realização das atividades do Fórum Permanente Sobre Ambiente, o PPGATS tem como parceiros e/ou colaboradores o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável-UnB e a Embrapa Semiárido-Petrolina.

O Fórum Permanente Sobre Ambiente é uma iniciativa do PPGATS que acontece desde 2017 sob a coordenação dos Professores Francisco Marlon Carneiro Feijó e Elís Regina Costa de Morais. O evento tem como objetivo discutir temas diversos e atuais relacionados, direta e indiretamente, com as Ciências Ambientais. Reconhece-se a importância da manutenção e preservação do ambiente, mas também é sabido da necessidade de sensibilização dos cidadãos sobre às questões ambientais no que diz respeito ao conhecimento e gestão dos recursos naturais, à inovação tecnológica e ao monitoramento dos fatores econômicos, educacionais e socioculturais, bem como a compreensão de que nossas atitudes influenciam diretamente no futuro do planeta. Assim, precisamos construir, coletivamente, caminhos que possam direcionar para atitudes conscientes e sustentáveis nas práticas do dia a dia.

O link e demais informações para inscrição estão disponíveis no instagram do PPGATS (@ppgats). Confira a programação abaixo.

DIA E HORÁRIO PALESTRA
03/06/2020 14:00 horas Mulheres, meio ambiente e sustentabilidade – Milanya Ribeiro da Silva (Discente UnB)

Eles dividem pra dominar: polarização política em uma comunidade remanescente de
quilombo –  Anderlany Aragão dos Santos (Discente UnB)

10/06/2020 14:00 horas Os desafios da descarbonização da economia por meio da energia solar distribuída no semiárido –  Cristiano Viana Cavalcanti Castellão Tavares (Discente UnB)

A contribuição das tecnologias sociais para o fomento de experiências agroecológicas no sertão nordestino – Guadalupe Souza Sátiro (Discente UnB)

01/07/2020 14:00 horas Segurança energética em países insulares: estudo de caso da interligação elétrica das ilhas de Cabo Verde –  Gabriel Leuzinger Coutinho (Discente UnB)

Transição energética e sustentabilidade – Paula Emilia Oliveira Pimentel (Discente UnB)

08/07/2020 14:00 horas Mudanças Agrárias no Matopiba: provocações iniciais para um debate –  Acácio Zuniga Leite (Discente UnB)

Dinâmicas e significados no sistema agrícola tradicional da batata (solanum tuberosum) na comunidade de Ayrihuanca, nos Andes peruanos – Berchman Alfonso Ponce Vargas (Discente UnB)

Acumulação por espoliação e a produção das injustiças socioambientais: tecendo teias de debates – Gudo-Bai Armando Maidjelele (Discente UnB)

29/07/2020 14:00 horas Desenhos de Agroecossitemas Multifuncionais Sustentáveis – Vanderlise Giongo (EMBRAPA Semiárido)