Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Começam as novas gestões dos campi de Angicos e Caraúbas

Gestão 1 de junho de 2020. Visualizações: 1601. Última modificação: 01/06/2020 21:25:33

Solenidade online que marcou a posse simbólica das novas gestões dos campi de Angicos e Caraúbas / Imagem reprodução Assecom

A cerimônia contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre autoridades universitárias, familiares e convidados dos novos diretores / Imagem reprodução

Professora Simone Maria da Rocha, nova diretora da Ufersa Caraúbas

Diretora da Ufersa Angicos, professora Jacimara Villar / Foto cedida

Bibliotecária Dalvanira Brito Rodrigues, nova vice-diretora da Ufersa Caraúbas

Professor Samuel Oliveira, novo vice-diretor da Ufersa Angicos / foto cedida

O mês de junho começou com novos diretores nos campi de Angicos e Caraúbas. Nesta segunda, dia 1°, foram publicadas no Diário Oficial da União, as nomeações dos professores Jacimara Villar Forboloni e Samuel Oliveira de Azevedo como diretora e vice-diretor do Campus de Angicos, respectivamente. Na ocasião, também foram nomeadas a professora Simone Maria da Rocha e a técnica bibliotecária Dalvanira Brito Rodrigues para os cargos de diretora e vice-diretora do Campus de Caraúbas, respectivamente.

Para marcar o início da nova gestão nos campi de Angicos e Caraúbas, o Gabinete da Reitoria da Ufersa realizou uma solenidade virtual simbólica de posse presidida pelo reitor, o professor José de Arimatea de Matos. A cerimônia contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre autoridades universitárias, familiares e convidados dos novos diretores.

A solenidade também foi acompanhada pela coordenação local do Sintest RN, que junto com a Assufersa, Adufersa de Caraúbas e DCE, realizou todo o processo de consulta nos dois campi. A servidora Kaliane Morais enalteceu o momento como sendo histórico pelo fato de uma técnica administrativa (Dalvanira Brito) ser nomeada pela primeira vez para um cargo de gestão nos campi. Kaliane também falou da necessidade da consulta e ressaltou o empenho da gestão da Ufersa em possibilitar que os campi escolhessem seus gestores.

Os ex-diretores de Angicos e Caráúbas, os professores Araken Medeiros e Daniel Freitas, respectivamente, agradeceram a comunidade pelos 4 anos de trabalho que estiveram a frente das direções dos campi e se colocaram a disposição dos novos gestores para também contribuir com o desenvolvimento das unidades da Ufersa.

Na sequência, foram lidas as portarias de nomeações e aberta as falas para os novos vice-diretores. Dalvanira Brito, de Caraúbas agradeceu a todos e a família pelo incentivo. “Agradeço também pelo apoio recebido dos colegas técnicos, dos professores e dos alunos. Não podemos esquecer que a união de muitos fez acontecer esse momento histórico. E finalizo dizendo que a Universidade é construída a muitas mãos e seu fortalecimento está em todos que contribuem para a excelência da nossa Ufersa”, falou.

O vice-diretor de Angicos, o professor Samuel Oliveira, ressaltou o lema da sua chapa. “Vamos Juntos Florescer! representa a nossa resiliência aos problemas, o trabalho em conjunto que pretendemos fazer, a vontade de cultivar uma cultura organizacional mais comunicativa, transparente, participativa e que valorize todas as categorias. Precisamos dizer também que esse momento representa muitas coisas: somos uma chapa transparente, sem armários, temos a nossa primeira diretora mulher e um vice abertamente gay, e no campus irmão temos a primeira técnica. Em meio a esse momento de distanciamento social e pandemia, tivemos nossa primeira campanha praticamente toda digital, terminando numa eleição digital e vimos muitos pontos positivos nesses novos procedimentos. Em meio as dificuldades, já estamos florescendo, grupos de servidores e alunos têm feito campanhas para ajudar a combater a pandemia e a cuidar das pessoas, e muitas soluções que estamos aprendendo nesse período poderão trazer frutos nos anos a seguir”, destacou.

A nova diretora de Caraúbas, a professora Simone Rocha lembrou que o momento era uma grande celebração para a democracia. “Hoje estamos dando um importante passo em nossa universidade. Um passo que poderia parecer utópico e impossível de ser dado, mas hoje estamos aqui, pois olhamos para a mágica presença das estrelas! A Universidade que defendemos é participativa, forte, eficiente e que tem no diálogo paritário uma forma de avançar na consolidação dos serviços prestados e no retorno com profundo impacto social a nossa sociedade. A nossa gestão surgiu de um movimento de base, de docentes, técnicos e estudantes que participaram de todo o processo de construção do Plano de Gestão. Não bastasse isso, cada um se empenhou intensamente para que tivéssemos êxito na consulta. A nossa gestão será para todos e com todos que desejem contribuir e fazer do campus Caraúbas um lugar ainda melhor de se trabalhar, estudar, fazer amigos e sonhar”, falou a nova diretora de Caraúbas.

A diretora da Ufersa Angicos, a professora Jacimara Villar, falou que a solenidade de posse das novas direções dos Campus de Angicos e Caraúbas se reveste de vários significados importantes. “Quando decidi concorrer a direção de Angicos nossa realidade já era delicada e difícil por conta dos ataques que sofremos como Universidade, como serviço público. Hoje, em dois meses, temos ainda uma nova realidade que ninguém poderia imaginar – uma pandemia. Só posso dizer que ninguém está preparado para o que vivemos agora, mas isso me conforta. Porque só poderemos construir soluções, alternativas se trabalharmos juntos! Então, não me sinto sozinha”, agradeceu Jacimara.

O pró-reitor adjunto de gestão de pessoas, Esaú Castro, comentou que a solenidade se reveste de grandes representatividades para Ufersa porque nas equipes de gestão tem mulher, tem professora, tem técnica, tem representante da comunidade LGBT e tem democracia porque os novos diretores representam justamente a escolha da comunidade de forma paritária.

O reitor, o professor José de Arimatea de Matos, encerrou os discursos fazendo, inicialmente, um grande agradecimento aos ex-diretores dos campi de Angicos e de Caraúbas. O reitor também fez um balanço das conquistas nos campi comentando sobre a entrega dos restaurantes universitários, residências com 160 vagas em cada campus e as usinas fotovoltaicas. Arimatea também destacou  a construção das quadras poliesportivas em cada campus.

Sobre as novas gestões de Angicos e Caraúbas, o reitor deu as boas vindas as novas diretoras e vices e renovou o compromisso com as duas comunidades. “Só temos mais três meses na gestão, mas estamos engajados em sempre buscar melhorias para a nossa Ufersa e para os nossos campi”, destacou.

O reitor Arimatea também falou sobre o processo de consulta nos dois campi informando que, pela MP 914/2019, os reitores das universidades federais têm autonomia para escolher e nomear os diretores de campi, mas que ele abriu mão desde o início dessa prerrogativa e deixou a própria comunidade dos campi da Ufersa fazer a sua escolha de forma paritária. ‘Foi uma posição nossa porque acreditamos sempre na democracia. Pela MP, poderíamos simplesmente ter nomeado os diretores, mas deixamos essa decisão para a comunidade. É o caminho certo a se fazer”, finalizou o reitor Arimatea desejando saúde para todos e todas.